Press "Enter" to skip to content

“Advogado Ostentação” é condenado no Mato Grosso por tráfico de influência e estelionato

Última atualização 23/08/2023 | 15:01

Conhecido como o “advogado ostentação”, o criminalista Marcos Vinicius Borges foi condenado a uma pena de cinco anos e cinco meses de reclusão por envolvimento em tráfico de influência e estelionato. O réu pode recorrer da decisão da 4ª Vara Criminal de Sinop, no Mato Grosso, divulgada nesta terça-feira, 22.

Os crimes, cometidos entre os anos de 2017 e 2018. O modus operandi do advogado consistia em se aproximar de indivíduos detidos por infrações com potencial ofensivo reduzido. Ele os persuadia a acreditar na gravidade de suas acusações e, em seguida, cobrava somas de dinheiro para supostamente “intermediar” com as autoridades policiais de plantão.

Na sentença, o juiz Walter Tomaz da Costa ressalta que, considerando a natureza múltipla dos crimes, a pena aplicada foi o resultado da combinação das punições correspondentes. Com isso, a sentença impõe uma pena total de 5 anos, 5 meses e 10 dias de reclusão, além do pagamento de 200 dias-multa.

Recentemente, Borges havia enfrentado uma suspensão preventiva por parte da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) devido ao conteúdo postado em suas redes sociais. Essa penalidade permanecerá em vigor até que as postagens exibindo seus bens, como carros e joias, sejam removidas de seu perfil.

Em uma declaração dada ao GLOBO, Borges expressou sua intenção de não apagar as publicações, argumentando que a punição imposta não estaria alinhada com as diretrizes recentemente estabelecidas pela OAB. Ele sustenta que as postagens foram realizadas antes das restrições da Ordem e se recusa a acatar a remoção, a menos que uma ordem judicial seja emitida.

Borges havia sido o responsável pela defesa de um dos acusados em um caso de chacina com sete mortos em um bar de Sinop, no Mato Grosso. Além disso, ele já estava sob investigação disciplinar pela OAB por suas atividades nas redes sociais. A OAB busca equilibrar o marketing jurídico com ética, proibindo captação de clientela e mercantilização da profissão.