Advogado relata susto em pouso de ‘barriga’ no interior de SP: ‘Susto grande em aeronave’

advogado-relata-susto-em-pouso-de-barriga-no-interior-de-sp3A-susto-grande-em-aeronave

Advogado que estava em avião que pousou de ‘barriga’ no interior de SP fala sobre aterrissagem: ‘Susto muito grande’

Voo saiu de Mandaguaçu, no norte do Paraná, com destino a Sorocaba, no interior de São Paulo. Quatro pessoas estavam na aeronave, mas ninguém se feriu.

Diego Canever estava no avião que precisou pousar de ‘barriga’ em Sorocaba — Foto: Arquivo pessoal

O advogado Diego Canever era uma das quatro pessoas que estava no avião que fez um pouso de barriga no Aeroporto Estadual de Sorocaba (SP). Ele contou ao DE sobre como foram os momentos dentro da aeronave até o fim da aterrissagem.

> “Foi um susto muito grande, porém, graças ao piloto e toda a manobra realizada por ele e o copiloto nos deu mais segurança e nos permitiu estar com tranquilidade naquele momento”, contou ao DE.

Além dele, estavam na aeronave o empresário João Noma, dono de uma concessionária de carros em Maringá, e proprietário do avião, o piloto e o copiloto. O voo saiu de Mandaguaçu, no norte do Paraná, com destino a Sorocaba. Segundo Canever, eles tinham viajado à negócios.

O advogado contou que o trem de pouso foi acionado, mas não foi travado, por isso arrastou a “barriga” na pista por aproximadamente 500 metros. Houve vazamento de combustível e um princípio de incêndio, controlado pelas equipes do aeroporto.

> “Todos que estavam dentro do avião estavam cientes. A gente estava acompanhando, o trem de pouso não estava abaixando, foi para o manual e conseguiu abaixar. A torre tinha autorizado a passagem pela pista por duas vezes, mas não foi possível descer e foi acionada a emergência. Todos já sabiam que o avião ia descer daquela forma”, contou o advogado.

Assim que o avião parou, todos foram orientados a sair e a aeronave foi rapidamente evacuada, segundo Canever. Ele disse que ninguém ficou ferido e não precisaram passar por atendimento médico.

Canever e Noma retornavam ao Paraná de carro na tarde desta segunda (10). O piloto e o copiloto permaneceram em Sorocaba para tratar dos procedimentos com o avião.

O avião faz ‘pouso de barriga’ no aeroporto de Sorocaba

A aeronave particular, uma Twin Commander, modelo 690D, prefixo PT-OQY, fabricada em 1985, tocou o solo às 8h53. Imagens mostram como foi a aterrissagem. Veja acima.

Por volta das 10h, o Aeroporto Estadual de Sorocaba Bertram Luiz Leupolz informou que a pista precisou ser fechada para remoção da aeronave e não havia previsão de liberação. A aeronave foi rebocada por volta das 12h, e a pista foi liberada.

O trem de pouso é um dos principais componentes de uma aeronave, responsável por suportar seu peso durante as operações de decolagem e pouso. Ele é composto por rodas, pneus, freios e outros componentes, projetados para garantir que a aeronave possa decolar e pousar com segurança.

Conforme o registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave particular possui dois motores turbo hélice e tem um peso máximo de decolagem de 4,8 mil kg. O modelo pode transportar até nove passageiros e foi comprado por João Noma em 2011.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp