Aeródromo de Goiás serve como base para ajudar indígenas durante a pandemia

Reaberto no último mês pelo Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), o Aeródromo de Aragarças, divisa com Mato Grosso (MT), foi escolhido pelos Ministérios da Defesa e da Saúde como base apoio para militares e civis participantes da Missão Xavante. O objetivo é levar assistência médica e insumos para a população indígena. 

No próximo domingo, 02, termina a primeira etapa da ação, que atendeu cerca de nove mil índios da etnia Xavante que vivem em Barra do Garças (MT). Estão inclusos nos profissionais que trabalham na missão: médicos clínicos gerais, ginecologistas obstetras, infectologistas, pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem. 

Foram transportados três toneladas de matérias de saúde como medicamentos, equipamentos de proteção individual (EPIs) e testes para a Covid-19. 

Desde segunda-feira, 27, todos os dias partem do aerômetro dois helicópteros do Exército Brasileiro com as equipes que auxiliam as aldeias indígenas. A missão contará com mais duas fases, previstas para os dias 03 e 09 de agosto, 10 e 16 de agosto.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos