Aeroporto de Goiânia está entre os cinco melhores de 2018, diz pesquisa

Goiânia está entre os oito aeroportos que recebem até 5 milhões de passageiros por ano, a capital goianiense aparece na terceira posição com (4,38), atrás de Natal (4,56) e Manaus (4,41)

Uma Pesquisa de Satisfação do Passageiro realizada no primeiro trimestre de 2018 pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, que revelou Goiânia com o melhor aeroporto de cinco incluídos em 2018. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira (25), e mostram que os usuários do transporte aéreo em voos domésticos e internacionais avaliam o terminal da capital goiana como o que melhor atende os passageiros dos que passaram a ser avaliados: Goiânia, Maceió, Belém, Vitória e Florianópolis.

O novo aeroporto de Goiânia foi inaugurado em 9 de maio de 2016 pela então presidente Dilma Rousseff (PT), sendo considerado o 8º em satisfação do passageiro entre 20 terminais. A nota goiana ficou em 4,38 de um total de cinco pontos atribuídos pela pesquisa, que é feita a partir de dados fornecidos pelos usuários do transporte aéreo no Brasil. No quinto ano do levantamento, a aprovação dos aeroportos brasileiros chegou a 87% no primeiro trimestre de 2018. A partir de 4 pontos é considerado como bom o aeroporto. A nota 5 avalia o terminal como muito bom, de acordo com os critérios do levantamento.

A pesquisa ouviu 327.537 usuários  nos últimos cinco anos. Em 2013, a nota dada aos principais aeroportos brasileiros ficou em 3,86 na avaliação de 1 a 5 pontos. Já no primeiro trimestre deste ano, a pontuação chegou a 4,30. Esta é a 20ª rodada do levantamento realizado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, com crescimento de 14% no índice de satisfação geral e 11% de média porcentual de evolução na avaliação dos outros 37 indicadores pesquisados.

Avaliação

Goiânia está entre os oito aeroportos que recebem até 5 milhões de passageiros por ano, a capital goianiense aparece na terceira posição com (4,38), atrás de Natal (4,56) e Manaus (4,41). Dos 37 itens avaliados pelos passageiros, o terminal aparece em segundo lugar em dois deles: tempo de fila na inspeção de segurança (4,73), na qual Campinas lidera com 4,76 pontos, e qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem, quando recebe pontuação 4,75, indicador liderado por Confins (4,83).

– Na facilidade de desembarque no meio-fio, a capital goiana surge em terceiro lugar com 4,48 pontos. Goiânia é 9ª na confiabilidade da inspeção de segurança (4,47), 4ª na cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança (4,61) e 5ª na qualidade da sinalização do aeroporto (4,37). No item disponibilidade e qualidade das informações nos painéis de voo, o terminal de Goiânia fica em 10º lugar (4,17). É  14ª posição na disponibilidade de tomadas (3,73) e na 18ª quando o assunto é pontualidade da internet wi-fi disponibilizada pelo
aeroporto (3,07).

– A disponibilidade de banheiros do aeroporto de Goiânia fica no 5º lugar dos 20 terminais avaliados pelos passageiros (4,37). Na limpeza dos sanitário, a capital goiana figura em 4ª (4,38), mesma posição na disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,58). Goiânia consegue o 5º posto na sensação de segurança nas áreas públicas do aeroporto com 4,42 pontos. O aeroporto fica em 4º na limpeza geral (4,66), 3º no conforto térmico (4,59), 12º no conforto acústico (4,18) e 11º na qualidade das instalações de estacionamento de veículos (3,98).

– Quando o assunto é custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes (2,61) e dos produtos comerciais (2,89), na 20ª posição em cada uma delas, e na penúltima (19ª) na avaliação dos passageiros sobre a quantidade e qualidade de lanchonetes e restaurantes (3,43). O terminal da capital é bem avaliado na velocidade de restituição de bagagem (4,57), na 3ª posição.

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Operação desmantela esquema de fraudes de R$ 40 milhões no Banco do Brasil; grupo aliciava funcionários e terceirizados

A Polícia Civil do Rio de Janeiro e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) lançaram uma operação para desarticular um grupo criminoso responsável por fraudes que somaram mais de R$ 40 milhões contra clientes do Banco do Brasil. A ação, realizada na manhã desta quinta-feira, 21, incluiu a execução de 16 mandados de busca e apreensão contra 11 investigados, entre eles funcionários e terceirizados do banco.
 
As investigações, conduzidas pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ), revelaram que os criminosos utilizavam dispositivos eletrônicos clandestinos, como modens e roteadores, para acessar sistemas internos de agências bancárias e obter dados sigilosos de clientes. Esses dispositivos permitiam que os criminosos manipulassem informações, realizassem transações bancárias fraudulentas, cadastrassem equipamentos, alterassem dados cadastrais e modificassem dados biométricos.
 
A quadrilha atuava de forma organizada, com divisão de tarefas específicas. Havia aliciadores que recrutavam colaboradores do banco e terceirizados para obter senhas funcionais; aliciados que forneciam suas credenciais mediante pagamento; instaladores que conectavam os dispositivos aos sistemas do banco; operadores financeiros que movimentavam os valores desviados; e líderes que organizavam e coordenavam todas as etapas do esquema.
 
As denúncias começaram a chegar à polícia em dezembro de 2023, e as investigações apontaram que o grupo criminoso atuava em várias agências do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, incluindo unidades no Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, Vila Isabel, Centro do Rio, Niterói, Tanguá, Nilópolis e Duque de Caxias.
 
O Banco do Brasil informou que as investigações começaram a partir de uma apuração interna que detectou irregularidades, as quais foram comunicadas às autoridades policiais. A instituição está colaborando com a investigação, fornecendo informações e subsídios necessários.
 
A operação contou com a participação de cerca de 25 equipes policiais e tem como objetivo apreender dispositivos eletrônicos ilegais, coletar provas e identificar outros integrantes do esquema criminoso. Além disso, as autoridades estão em busca do núcleo superior do grupo criminoso e dos beneficiários dos recursos desviados.

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