O secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Adonídio Neto, anunciou, durante a visita técnica que o governador Ronaldo Caiado fez ao Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia, que nesta terça-feira, 25, o primeiro voo internacional pousa na capital. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea está vindo de Buenos Aires, Argentina.
O delegado da Receita Federal, José Aureliano Matos explica que agora Goiânia tem uma zona primária e está apta a receber cargas do exterior. “Os tributos estaduais, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e federais, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), ficam no Estado quando essas mercadorias chegarem por aqui”, relatou José Aureliano. O delegado acrescenta que passageiros internacionais passam a consumir em Goiânia também, o que aumenta o recolhimento de tributos, que beneficia Goiás e não outros estados.
Cerca de R$ 185 mil foram investidos na adequação na recepção da alfândega para oferecer segurança a cerca de 300 passageiros que começarão a desembarcar do exterior em Goiânia. Há previsão de aquisição de equipamentos de reconhecimento facial. Também um projeto a construção em parceria com a Infraero, de um canil para cães farejadores, com o objetivo de coibir entrada e saída de drogas a partir do Estado.
Durante a solenidade, o superintendente do aeroporto, Antônio Sales (representando o presidente da Infraero, Tenente Brigadeiro do Ar, Hélio Paes de Barros), entregou ao governador Ronaldo Caiado três documentos que atestam a internacionalização do Santa Genoveva: o ato declaratório executivo da Receita Federal; o certificado de segurança operacional, via Agência Nacional da Aviação Civil (Anac); e a própria portaria da agência, de número 2.076. O último documento abre o tráfego internacional e insere o aeroporto de Goiânia entre os 30 maiores do Brasil, com 3,2 milhões de passageiros.
Sales falou sobre o crescimento da economia goiana com aeroporto novo, destacou o número de assentos ofertados nos meses de abril passado e agosto: 12 mil contra os 80 mil atuais.