Aeroporto Santa Genoveva tem voos normalizados após susto com raio

Após ficar três horas com voos suspensos em função de um raio que atingiu um antigo terminal, no final da tarde desta segunda-feira (14), a situação é tranquila no Aeroporto Santa Genoveva de Goiânia na manhã desta terça-feira (15).

Em nota, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) havia informado que a descarga elétrica atingiu a pista do aeroporto por volta das 16h40, provocando o cancelamento de pousos e decolagens devido a falta de energia elétrica. A situação foi resolvida por volta das 21h15 e, aos poucos, a rotina foi retomada.

De acordo com o órgão, a pista ficou impraticável devido ao balizamento inoperante para as aeronaves. Muitos voos foram marcados como ”atrasados” no painel de pouso do site do aeroporto. Uma viagem que saiu de São Paulo precisou ser desviada para Brasília. Ainda assim, não houve grande tumulto e passageiros aguardaram em filas para ter informações sobre o posicionamento das companhias em relação aos voos suspensos.

Segundo diretor da Centro de Informações Meterológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, a queda do raio foi causada por uma formação de nuvens, vindas de áreas de instabilidade, resultado da combinação de calor e umidade, que atingiram todo o estado de Goiás,

”Ontem tivemos a formação de uma nuvem bem carregada que propiciou a queda de raios. Então para proteger a área ou por exemplo um prédio temos os sistema de para raio que fazem o papel de captar aquela descarga elétrica e espalhar no solo.” conta André.

O diretor ainda orienta para que, em caso de formação de tempestades, pessoas procurem abrigos seguros e protegidos para não ficarem expostas ao tempo aberto.

Mesmo com previsão de tempestades acompanhadas de raios na Capital nesta terça, os pousos e decolagens voltaram ao normal. No site da Infraero, horários de voos aparecem normalizados e sem nenhum cancelamento.

Confira a nota da Infraero

Às 16h40min do dia 14/03/2022 houve descarga atmosférica no lado do antigo Terminal. E às 18h32min a pista foi considerada impraticável devido ao balizamento inoperante. A administração aeroportuária acionou a equipe de manutenção. O balizamento foi reestabelecido às 21h15min local.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp