Agenda de Fim de Semana em Fortaleza: Cultura e Lazer para todas as idades. Confira as opções de programação na capital cearense!

Fim de semana em Fortaleza está repleto de opções para quem quer curtir a cidade e ter experiências novas. O DE Ceará reúne uma agenda com opções de cultura e lazer para o fim de semana na capital. A capital cearense terá opções para todas as idades, como espetáculos infantis, circos, pré-carnaval, música e teatro.

A programação de férias da Estação das Artes começa neste fim de semana. Da sexta-feira (10) até o domingo (12), o equipamento cultural recebe shows de forró, pagode e samba. O acesso é gratuito. O acesso às programações do fim de semana será por ordem de chegada e sujeito à capacidade do espaço.

Em contagem regressiva para a festa oficial do pré-carnaval de Fortaleza, duas baterias animam o fim de semana com ensaios abertos. Uma delas é o “Pré do Pré” do Bloco Unidos da Cachorra. O ensaio geral terá apresentação da bateria a partir das 17 horas neste sábado (11). A partir das 20 horas, quem assume a festa é a banda Balança Cachorra. Outra bateria da cidade com ensaio neste fim de semana é o bloco Camaleões do Vila. O ensaio aberto da “Onda Verde” também será no sábado (11), com acesso gratuito.

Fortaleza faz parte, mais uma vez, da maratona carnavalesca “Ensaios da Anitta”. Com o tema “Marona de Jogação” a cantora promete trazer a maior temporada do Carnaval da Anitta, com shows entre janeiro e março em 12 capitais brasileiras. A apresentação em Fortaleza será no domingo (12), no Marina Park Hotel, a partir das 16h. Os ingressos estão à venda, com preços entre R$ 250 e R$ 1,2 mil.

Também dá pra entrar no clima da folia com as atrações musicais da feira Auê, neste sábado (11) e neste domingo (12), na Praça das Flores. O evento de economia criativa reúne marcas locais, gastronomia e programação infantil. Para entrar no ritmo de pré-carnaval, o palco da feira terá apresentações musicais, como Vanessa A Cantora, Camaleões do Vila e Bloquinho di Boa com Di Ferreira.

O fim de semana também marca o início de alguns dos bloquinhos que agitam a cidade no início do ano. Com festas privadas, a cidade terá opções como Mari Fernandez e Lagosta Bronzeada. O show é dirigido pela tradicional família Stevanovich, reconhecida no universo circense. Com sessões especiais durante as férias, o circo está localizado em frente ao Centro de Eventos do Ceará, com tenda climatizada e capacidade para 1,9 mil pessoas, contando ainda com diversos setores e praça de alimentação.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Vereadores de Fortaleza votam pela extinção da taxa do lixo após rejeição popular

Oito vereadores de Fortaleza que votaram pela criação da taxa do lixo agora votaram pela extinção. Vereadores da base do prefeito Evandro Leitão e da oposição se uniram para acabar com a taxa iniciada na gestão do ex-prefeito Sarto Nogueira.

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou por unanimidade nesta quinta-feira (9) a extinção da taxa do lixo, instituída na gestão do ex-prefeito Sarto Nogueira. O curioso é que oito vereadores reeleitos haviam votado pela cobrança da taxa há dois anos, e agora, voltaram atrás e decidiram acabar com a cobrança do boleto depois que a medida impopular foi altamente rejeitada pela população.

Os vereadores que viraram de lado são: Ana Aracape (PL), Bruno Mesquita (Pros), Dr. Luciano Girão (PP), Emanuel Acrízio (PP), Gardel Rolim (PDT), Kátia Rodrigues (PDT), Professor Enilson (Cidadania), Wellington Sabóia (PMB).

Na manhã de sexta-feira (10), o prefeito Evandro Leitão disse, em entrevista à TV Verdes Mares, que o projeto deve ser sancionado até segunda-feira (13). “Hoje [10 de janeiro], nós deveremos estar sancionando esse projeto, essa mensagem. Hoje, no mais tardar na segunda-feira [13], a gente está publicando no Diário Oficial do Município para que, aí sim, ela possa estar oficialmente revogada. A população não estará sendo onerada como infelizmente aconteceu nos últimos 24 meses”, afirmou.

O texto aprovado afirma que a gestão dos resíduos sólidos agora vai passar a ser custeada por receitas vindas da União, do Governo do Estado, de parcerias público-privadas e pela comercialização de materiais recicláveis. A lei também deixa claro que a revogação do tributo não vai gerar a restituição dos valores a quem pagou a taxa do lixo nos anos anteriores.

Antes de ser aprovada no plenário, a lei que extingue a taxa passou pelas comissões de Orçamento e Constituição e Justiça, onde recebeu 21 emendas. Dessas, 19 foram rejeitadas, incluindo todas as que propunham o perdão para quem não pagou o tributo nos anos anteriores.

Os vereadores ainda devem votar duas emendas que tratam da criação de um programa de regularização (Refis) para quem está com o nome inscrito na dívida ativa do município pelo não pagamento da taxa. Cerca de 70 mil pessoas estão em dívida por não terem pagado a taxa nos anos anteriores. No dia 2 de janeiro, o prefeito Evandro Leitão (PT) já havia anunciado que não iria anistiar a dívida de pessoas que não pagaram a taxa do lixo.

“Seria uma irresponsabilidade nossa falar sobre anistia, ressarcimento para as pessoas que pagaram. Não irei fazer”, afirmou Evandro. “O que posso afirmar é que nosso compromisso, meu e da Gabriella, foi a revogação da taxa do lixo de hoje por diante. Essa lei, que ainda está em vigor, é algo obrigatório no sentido do pagamento, todos nós temos que fazer”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp