Agente funerário descobre que bebê dado como morto está vivo, em Rondônia

Agente funerário descobre que bebê está vivo

Um agente funerário foi surpreendido ao descobrir que um bebê prematuro estava vivo durante a preparação para o enterro da criança, que foi dada como morta, em Ariquemes, município de Rondônia. O recém-nascido, de cinco meses, nasceu de ”surpresa” e foi dado como mortos pelos médicos da unidade de saúde.

Durante a preparação para o enterro, o agente funerário percebeu suspiros e sinais de batimentos cardíacos do menor. A mãe do bebê, uma jovem de 18 anos, não sabia que estava gestante. Segundo a família na última segunda-feira (27), ela foi levada ao médico na rede pública de saúde após sentir fortes dores na barriga, mas foi mandada embora para casa sem saber da gravidez.

Ainda de acordo com parentes, com a intensidade da dor, a jovem acabou dando à luz ao bebê em casa, sem qualquer ajuda médica.

Bebê foi levada ao médico e dada como morta

Após o nascimento, a mãe e a criança foram levados até o hospital, mas o bebê foi dado como ”natimorto”, segundo a declaração de óbito assinada pelos médicos de plantão. A mãe estava no quinto mês de gestação e a criança nasceu pesando pouco mais de um quilo.

O agente funerário disse que foi chamado na unidade de saúde por volta das 3 horas da manhã. Ele iria recolher o corpo e levar até a funerária. Algumas horas depois, enquanto preparava os procedimentos para o enterro, percebeu que o recém-nascido suspirou e apresentava sinais de batimento cardíaco.

Ao notar que a criança estava viva, o agente funerário o levou até o hospital. Desde então, o bebê está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal de um hospital privado da cidade. Entretanto, o estado de saúde dele não foi divulgado.

Um boletim de ocorrência foi registrado na Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) pelos parentes e a funerária. A Secretária Municipal de Saúde do município não se pronunciou sobre o caso.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp