Agente penitenciário Bolsonarista mata tesoureiro do PT, em Foz do Iguaçu

O agente penitenciário federal Jorge José da Rocha Guaranho, invadiu a festa de aniversário e matou o tesoureiro do PT e Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, Marcelo Arrruda, de 50 anos. O agente também foi atingido por tiros durante o confronto com o petista na noite deste sábado, 9. Ele está internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI), do Hospital Municipal Padre Germano Lauck.

De acordo com relatos de pessoas que estavam na festa com tema do PT, o policial penal chegou ao evento que ocorria na Associação Recreativa Esportiva Segurança Física Itaipu (Aresfi),  gritando ‘Bolsonaro‘ e ‘mito. A sua mulher e filho estavam do lado de fora do local, em um carro já que a família não havia sido convidada.

Ao ver a cena, Marcelo e outros participantes pediram que ele se retirasse do local. Nesse momento, a mulher do agente penitenciário gritava desesperadamente e pedia para ir embora da festa. Ele saiu, mas prometeu voltar.

Após a saída do agente, o petista desconfiou que Guaranho voltaria armado e também buscou sua arma, que estava guardada no carro. Como prometido, o agente voltou ao aniversário, mas já chegou atirando em Marcelo, que reagiu. Ambos foram socorridos e levados para o hospital, mas Marcelo não resistiu. A Polícia Civil (PC) pediu imagens das câmeras de monitoramento e as armas usadas na troca de tiros para perícia.

Lula se pronuncia sobre morte do líder do PT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou seu perfil oficial no Twitter para manifestar-se sobre a morte do líder do PT. Na manhã deste domingo, 10, Lula escreveu que “precisamos de democracia, diálogo, tolerância e paz”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Saiba quais são os feriados e pontos facultativos de 2025

Portaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicada nesta segunda-feira, 30, no Diário Oficial da União define o cronograma de feriados nacionais e de pontos facultativos do ano de 2025.

Em nota, a pasta informou que as datas deverão ser cumpridas nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sem comprometimento de atividades públicas consideradas serviços essenciais à população.

A portaria estabelece ainda que feriados em comemoração à data magna de estados, fixadas em lei estadual, e os dias de início e término de ano de centenário de fundação de municípios, declarados em lei municipal, serão observados por repartições da administração pública federal direta, autárquica e fundacional nas respectivas localidades.

“Dias de guarda dos credos e religiões não relacionados na portaria poderão ser compensados desde que previamente autorizados pelo responsável pela unidade administrativa de exercício do servidor”, destacou o ministério no comunicado.

“Não será permitido aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal antecipar ponto facultativo em discordância com o que dispõe a portaria. Também está vedado adotar ponto facultativo estabelecido pela legislação estadual, municipal ou distrital, ressalvados os feriados em comemoração à data magna do estado.”

Veja a lista com os 18 feriados nacionais e pontos facultativos de 2025:

– 1º de janeiro (quarta-feira) –  Confraternização Universal (feriado nacional);

– 3 de março (segunda-feira) – Carnaval (ponto facultativo);

– 4 de março (terça-feira) – Carnaval (ponto facultativo);

– 5 de março – Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h);

– 18 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo (feriado nacional);

– 21 de abril (segunda-feira) – Tiradentes (feriado nacional);

– 1º de maio (quinta-feira) – Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);

– 19 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo);

– 20 de junho (sexta-feira) – ponto facultativo;

– 7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil (feriado nacional);

– 12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);

– 28 de outubro (terça-feira) – Dia do Servidor Público Federal (ponto facultativo), a ser comemorado dia 27;

– 2 de novembro (domingo) – Finados (feriado nacional);

– 15 de novembro (sábado) – Proclamação da República (feriado nacional);

– 20 de novembro (quinta-feira) – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional);

– 24 de dezembro (quarta-feira), – véspera de Natal (ponto facultativo após as 13h);

– 25 de dezembro (quinta-feira) – Natal (feriado nacional);

– 31 de dezembro (quarta-feira) – Véspera de ano novo (ponto facultativo após as 13h).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp