Mais de 120 profissionais que atuam na Vigilância Sanitária do Estado receberam novos coletes e documentos oficiais de identificação. O presente foi entregue aos agentes exatamente no Dia Nacional da Vigilância Sanitária, celebrado em 05 de agosto.
A iniciativa foi do Governo de Goiás por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O valor do investimento foi de R$ 27.500 e os materiais são fundamentais para a correta identificação das equipes, que atuam na visita e fiscalização de uma média de 500 estabelecimentos por mês.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, essa é uma forma de reforçar o papel de orientação e de monitoramento em prol da saúde.
“As ações dos agentes sanitários estão diretamente ligadas à qualidade de vida da população, na medida em que promovem a saúde preventiva de forma coletiva, garantindo mais segurança na utilização de produtos e serviços”, disse.
O trabalho dos agentes sanitários fiscaliza itens como água potável, alimentos, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, medicamentos e vacinas. Também é função da vigilância a fiscalização de hospitais, clínicas, laboratórios, bancos de sangue, serviços de diálise, odontologia, salões de beleza, serviços de estética e tatuagem, instituições de longa permanência para idosos, comunidades terapêuticas, escolas, creches e outros.