Agora é oficial: Harry abandona a realeza da Inglaterra

Depois de confirmada a segunda gravidez do casal Harry e Meghan Markle, ele que é Príncipe e ela Duquesa de Sussex, o casal que agora mora em Los Angeles decidiu que não vai mais retornar como membro oficial da família real britânica.

Segundo comunicado liberado pelo Palácio de Buckimgham, o casal informou a decisão diretamente à Rainha Elizabeth II, mãe do Príncipe Charles e avó de Harry, que era o sexto na linha de sucessão do trono. A nota diz que a notícia entristeceu a família, mas que os dois serão sempre muito amados por todos.

Assim, Harry e Meghan perdem as funções da monarquia (como compromissos oficiais em causas de filantropia) por conta da decisão já anunciada em janeiro de 2020, e que deveria ser revista pelos dois após 12 meses, como foi agora.

No entanto, Harry estaria querendo manter os títulos conquistados em sua carreira militar servindo à Inglaterra, como a nomeação de capitão-geral da Corporação da Marinha Real e comandante honorário da Força Aérea Real de Honington.

Imagem: Getty Images

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Avião cai no Cazaquistão e deixa 42 mortos

Cerca de 42 passageiros de um avião morreram após a queda da aeronave em Aktau, no Cazaquistão. O voo comercial da Azerbaijan Airlines contava com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, e caiu na manhã desta quarta-feira, 25. Além dos mortos, outras 22 pessoas foram hospitalizadas.

Segundo a empresa, não havia crianças entre os passageiros”. O comunicado da companhia diz ainda que os “sobreviventes estão recebendo assistência médica inicial” e que “contatos estão sendo estabelecidos com as autoridades cazaques”, além do “suporte operacional necessário pelas agências de resgate de emergência do Cazaquistão (que estão) no local.

Mais de 50 socorristas atuaram no local do acidente para a extinção do fogo e atendimento aos sobreviventes. Segundo a empresa de tráfego aéreo, entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos.

Aeronave

O avião foi identificado como Embraer 190, de matrícula J2-8243, fabricado no Brasil, saiu de Baku, no Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o avião deu voltas no ar com o trem de pouso aberto antes de perder altitude e colidir com o solo, explodindo após o contato.

Em comunicado, a Azerbaijan Airlines informou que a aeronave “fez um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade de Akatu”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp