Goiânia inicia Agosto Lilás com ações de enfrentamento à violência contra mulher

Agosto Lilás Latif Sebba monumento

Neste mês de agosto, a Prefeitura de Goiânia dá início à campanha do Agosto Lilás, com enfoque no enfrentamento à violência contra a mulher. Ao longo do período, ações serão realizadas, como distribuição de cartazes com informações a respeito desse tipo de crime. Além disso, o projeto celebra os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Ações do Agosto Lilás

A campanha do Agosto Lilás é da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM). A programação se desenvolve durante todo o mês, e inclui iluminação, na cor lilás, de pontos da capital. O monumento do viaduto Latif Sebba, no Setor Marista, ficará com essa cor até o fim de agosto.

O Agosto Lilás também contará com distribuição de panfletos a partir desta sexta-feira, 12. No Terminal Isidória, às 9h, a Secretaria Municipal de Política para as Mulheres (SMPM) e a Patrulha Mulher Mais Segura, da Guarda Civil Metropolitana (GCM), passarão a distribuir mais de três mil panfletos informativos sobre os tipos de violência contra a mulher.

Entre esses tipos de violência, destacam-se a física, psicológica, moral, sexual, patrimonial e econômica. Nesses panfletos, estarão também os canais de denúncia da rede de proteção à mulher de Goiânia.

“É fundamental que as mulheres saibam quando são vítimas de violência porque muitas sequer conhecem todas as formas, dentre elas a patrimonial e a psicológica”, afirma Tatiana Lemos, da SMPM.

Já na próxima segunda-feira, 15, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), a RedeMob e a SMPM também começarão a campanha “Violência contra Mulher não tem desculpa! Tem Lei!”. A ação consiste na divulgação de cartazes com informações sobre a campanha em mil veículos do transporte coletivo, e veiculação nas TVs internas dos terminais de ônibus.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp