Agro responde por 87% das exportações de Goiás

As exportações do agronegócio goiano somaram US$ 12,1 bilhões em 2023, correspondendo a 87,2% de todas as vendas externas de Goiás. Um dos produtos de destaque nesse cenário foi o sorgo, cujas exportações do estado ocuparam o primeiro lugar no ranking nacional. Na safra de grãos, por sua vez, a produção goiana foi a terceira maior do Brasil, com 32,6 milhões de toneladas.

Estes são alguns dos dados disponibilizados na quinta edição da Radiografia do Agro, que reúne e trata dados da safra 2022/2023, de fontes variadas, consolidados em 2024.

A publicação é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e apresenta um amplo panorama do agronegócio goiano, com informações referentes às atividades de agricultura, pecuária e silvicultura no estado.

Agro de Goiás

Além dos destaques goianos nos rankings de produção e exportação nacional, ilustrados em infográficos nas primeiras páginas, o material conta com painéis dedicados aos dados gerais do desempenho do estado na produção de grãos, na comercialização dos produtos, no Valor Bruto da Produção (VBP), nas exportações, no Produto Interno Bruto (PIB) e no valor adicionado da agropecuária.

Já na seção intitulada Agro Logístico, uma novidade desta edição da Radiografia do Agro, mapas ilustram os modais ferroviário, hidroviário e rodoviário do Brasil e de Goiás, bem como o complexo portuário nacional.

Por fim, são explorados, um a um, 48 segmentos da agricultura, da pecuária e da silvicultura goianas, com um panorama específico e aprofundado de cada produto. Apresentados por meio de gráficos, mapas e rankings, os números englobam informações como produção, exportações, cotações de preços e principais produtores municipais e estaduais de cada item.

O titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, destaca que o material tem como grande diferencial a forma como os dados são disponibilizados, na medida em que a compilação e a compreensão facilitada desses números possibilitam a ampliação do conhecimento sobre o agronegócio goiano.

“É uma ferramenta sem precedentes para pesquisadores, jornalistas, produtores rurais e agentes públicos, podendo balizar a construção de políticas que ajudem a desenvolver ainda mais a agropecuária goiana e, consequentemente, o estado como um todo”, completa.

Radiografia do Agro

A Radiografia do Agro é produzida pela Gerência de Inteligência de Mercado Agropecuário da Seapa, departamento ligado à Superintendência de Produção Rural. Entre as fontes utilizadas no trabalho estão pesquisas e levantamentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Aumento da taxa de cidadania italiana é aprovado: Impacto para candidatos

Aumento da Taxa de Cidadania Italiana Aprovado: Impacto para Candidatos

A Comissão Orçamentária do Parlamento da Itália aprovou recentemente uma emenda que aumenta substancialmente a taxa para a obtenção da cidadania italiana. Até agora, o valor era de 545 euros por processo, um montante que podia ser dividido entre os membros de uma família.

No entanto, com a nova medida, a taxa passará a ser de 3.800 euros por pessoa. Essa mudança significativa foi aprovada pela comissão e reflete uma revisão nas políticas de naturalização do país. A taxa anterior, embora pudesse ser compartilhada por uma família, será substituída por um valor individual mais alto, o que pode impactar significativamente os candidatos à cidadania italiana.

A decisão da Comissão Orçamentária é parte de um processo mais amplo de revisão orçamentária e pode ter implicações para aqueles que buscam obter a cidadania italiana. O novo valor de 3.800 euros por pessoa representa um aumento expressivo em comparação com o valor atual e pode afetar a decisão de muitos candidatos.

É essencial que os potenciais candidatos estejam cientes dessas mudanças e considerem como o aumento da taxa de cidadania pode impactar sua jornada de naturalização. Para mais informações sobre como se inscrever ou quais são os próximos passos, fique atento às atualizações e orientações das autoridades competentes.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp