Um veículo de carga foi apreendido, nesta segunda-feira (13), por uma equipe do Comando de Operações de Divisas – COD, durante um operação pela região Leste do Estado, na cidade de Cristalina. O veículo transportava 24 toneladas de agrotóxicos ilegais trazidos da China avaliados em mais de R$ 1 milhão.
Os defensivos agrícolas possuíam uma documentação incoerente em relação à carga transportada, o que levou à suspeita de se tratar de produtos contrabandeados ou falsificados, o que veio a ser confirmado pelo funcionário responsável pela empresa fabricante do produto.
Após a checagem do produto e documentação e a constatação do crime em tese, foi feita uma identificação veicular da carreta que transportava o produto, tendo então sido comprovado que se tratava de um veículo adulterado provavelmente produto de roubo ou furto mas com documentos de outro veículo regular.
Foram apreendidos 24 mil quilos de agrotóxico de procedência duvidosa e dois veículos, sendo um caminhão trator e um semirreboque. O prejuízo do crime foi calculado em R$ 1.535.000,00.
O condutor e a carga foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil da cidade de Cristalina, onde foi feita a apreensão do veículo e da carga além da prisão em flagrante do condutor.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)