Press "Enter" to skip to content

Águas Lindas de Goiás é o município goiano com menos domicílios visitados no estado

Última atualização 26/03/2023 | 16:07

A cidade com menos domicílios visitados pelos recenseadores em Goiás. Para tentar coletar as informações para o Censo 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE) está realizando uma força-tarefa. Em segundo lugar no ranking de municípios com mais recusa na participação do questionário está Cidade Ocidental e, em terceiro, Luziânia.  Cerca de 4% dos domicílios no estado estão nessa situação.

 

De acordo com o instituto, a explicação é que essas cidades ficam no entorno de Brasília e a maior parte da população trabalha durante o dia no Distrito Federal. Em alguns casos, o problema é a desconfiança ou desinteresse das pessoas em participar do censo.  Neste sábado, 25, os servidores retornaram aos endereços para tentar entrevistar os moradores. Quem preferir pode agendar a visita dos coletores de dados ligando para o telefone 0800.721.8181.

 

Esses problemas têm atrasado a conclusão do censo 2022. A consolidação das informações será atrasada também porque no ano passado, o processo quase não ocorreu por falta de recursos do governo federal e também pela falta de recenseadores, que não se interessaram pela remuneração ou desistiram por causa da violência em diversas regiões do Brasil. 

 

A participação no censo é obrigatória por lei. As pessoas que se recusarem podem receber multa de R$ 1,3 mil. Nas residências com pessoas resistentes já foi entregue uma notificação. Os recenseadores estão retornando aos endereços para tentar novo contato. A participação continua sendo exigida mesmo com aplicação de multa. O coletor de dados determina um prazo para que as respostas sejam registradas. Se a pessoa concordar em participar, a multa é anulada antes de uma segunda notificação. 

 

Relevância

 

O professor do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (UFG),  Edson Roberto Vieira, explica que o Censo Demográfico apresenta um retrato detalhado do País considerado fundamental para um diagnóstico preciso da população recenseada, permitindo que sejam elaboradas políticas eficazes para melhorar as condições de vida dos cidadãos. 

 

“Escolas, hospitais, políticas de saneamento básico, entre outras, podem ter efeito mais efetivo a partir das informações levantadas pelo Censo Demográfico. As estatísticas apuradas pelo IBGE permitem que sejam definidas as ações decorrentes das políticas públicas, que representam um conjunto de ações tomadas no bojo do aparato legal existente visando atingir os objetivos definidos pelos agentes públicos municipais, estaduais e federais. Tais objetivos podem ser, por exemplo, distributivos, regulatórios, ligados a questões de saúde, educação etc.”, detalha.

 

Alerta

 

Algumas pessoas estão recebendo mensagens atribuídas ao IBGE via Whatsapp com uma série de perguntas que seriam do Censo. O Instituto alerta que se trata de um golpe e informa que o contato é presencial, mas pode ocorrer por telefone e online em casos específicos. Uma ligação é feita pra o morador somente quando ele não é encontrado e um formulário oficial do IBGE contendo um link e uma senha é entregue por um agente quando o cidadão optar pelo preenchimento pela internet. A Lei nº 5.534 assegura o sigilo das informações coletadas pelo recenseador.