Ajudando Rio Bonito do Iguaçu: Tornado causa destruição no Paraná

ajudando-rio-bonito-do-iguacu3A-tornado-causa-destruicao-no-parana

Saiba como ajudar Rio Bonito do Iguaçu, cidade atingida por tornado no Paraná

Segundo a Defesa Civil, 90% dela ficou destruída e mais de mil pessoas estão desabrigadas. Ao menos seis pessoas morreram e cerca de 600 ficaram feridas. O governador do estado decretou calamidade pública.

Rio Branco do Iguaçu amanhece destruída após a passagem de um tornado.

Donativos estão sendo arrecadados para auxiliar os moradores de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná. A cidade foi atingida por um tornado na tarde de sexta-feira (7) e, segundo a Defesa Civil, 90% dela ficou destruída.

Na cidade, seis pessoas morreram e mais de 600 ficaram feridas, segundo a Defesa Civil. Uma morte também foi registrada em Guarapuava, na região central do estado. Mais de mil pessoas estão desabrigadas. Bombeiros e agentes da Defesa Civil buscam sobreviventes sob escombros.

O Programa de Voluntariado Paranaense (Provopar) está recebendo alimentos não perecíveis, roupas e materiais de limpeza. Neste sábado, está sendo realizado um plantão até às 16h para receber os donativos. As doações também podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 9h às 18h na sede localizada na Rua Hermes Fontes, 315, no bairro Batel, em Curitiba.

Na manhã deste sábado (8), Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), governador do Paraná, decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu.

O tornado que passou pela cidade se formou devido a um ciclone extratropical que atingiu o sul do país e também provocou chuvas fortes e estragos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Sudeste, os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro estão em alerta. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o tornado atingiu o índice EF3, com ventos de 250 km/h. O meteorologista Samuel Braun explicou que o nível é medido pela Escala Fujita Aprimorada (EF), que avalia a intensidade dos ventos.

O Simepar explicou que a cidade foi atingida por uma tempestade do tipo supercélula, que é caracterizada pela presença de um mesociclone – uma corrente de ar ascendente girando no interior da nuvem.

Uma moradora da região relatou o cenário de devastação que encontrou na cidade. “Na entrada da cidade já havia sinais muito claros de que algo muito horrível aconteceu. Conforme a gente foi entrando, foi ficando mais caótico. Cenário de guerra mesmo. Carro capotado, árvore no meio da rua.”

O Governo do Paraná informou que bombeiros foram enviados de várias cidades para a cidade de Rio Bonito do Iguaçu. O estado colocou todas as equipes de salvamento à disposição para os atendimentos emergenciais na cidade e nas proximidades. Ambulâncias de Cascavel e Guarapuava estão auxiliando no atendimento aos feridos. Os hospitais da região estão sobrecarregados, e a Secretaria da Saúde já disponibilizou leitos em outras localidades se a demanda aumentar nas próximas horas.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp