Cidades do Vale e região registram alagamentos e quedas de árvores após chuva forte
Taubaté, Tremembé, Caraguatatuba, Ilhabela, Bragança Paulista e Piracaia são algumas das cidades da região que registraram ocorrências.
Rescaldo das chuvas em Ilhabela, Sp — Foto: Divulgação/Prefeitura de Ilhabela
Pelo menos oito cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e região bragantina registraram alagamentos e quedas de árvores por conta do forte temporal que caiu sobre a região nesta quinta-feira (19).
Em Taubaté, a Defesa Civil atendeu mais de 20 ocorrências. A principal delas foi aconteceu no ginásio do time de handebol da cidade, no bairro Emecal. A força do vento derrubou parte do telhado da quadra, que fica na rua Comandante Gastão Firmino de Azevedo.
Além disso, os 60 milímetros de chuva e os ventos de cerca de 80 quilômetros por hora provocaram a queda de 14 árvores – uma delas caiu sobre o muro do estacionamento do próprio ginásio, que foi interditado.
Em Tremembé, uma casa localizada no bairro Jardim Alberto Ronconi teve as telhas danificadas durante as chuvas. A família que mora no local não quis sair do imóvel, e a Secretaria Municipal de Ação Social acompanha a situação.
Em Bragança Paulista, a rua Jerônimo Martin Carreteiro, no Centro da cidade, ficou alagada. Os moradores afirmam que os bueiros do local não deram conta e o lixo ficou espalhado pela região.
Em Piracaia, que também fica na região bragantina, a rodovia José Augusto Freire, que liga a cidade a Joanópolis, e a rua Domingos Fiorellini, onde está a rodoviária da cidade, ficaram alagadas. Também houve registro de quedas de árvores.
O Litoral Norte também registrou ocorrências provocas pela chuva. Em Ilhabela, oito árvores foram derrubadas com a força do vento. Três equipes da Defesa Civil da cidade atuam nesta quarta-feira (19) estão nas ruas para remover as árvores e liberar as ruas que foram obstruídas.
A prefeitura informou que segue em alerta e orientou os moradores a acionarem a Defesa Civil caso precisem. Também é recomendado evitar transitar em áreas com risco de deslizamentos ou quedas de galhos e árvores durante temporais.
Em Caraguatatuba, foram registradas quedas de duas árvores, uma em um terreno baldio no bairro Sumaré e outra na rua Sergipe, no bairro Indaiá. Apesar dos estragos, não há vítimas, desabrigados e desalojados na região.