Alagamentos em Jundiaí e Campo Limpo Paulista após a forte chuva: famílias desalojadas e deslizamentos

Cidades da região de Jundiaí registram pontos de alagamento e famílias ficam desalojadas após chuva

Segundo a Defesa Civil, duas famílias ficaram desalojadas em Jundiaí (SP) e houve deslizamentos em Campo Limpo Paulista (SP).

Bairro São José, em Campo Limpo Paulista (SP), foi atingido por deslizamento nesta quinta-feira (26) — Foto: Willian Lima/Arquivo pessoal

DE (SP) e Campo Limpo Paulista (SP) registraram estragos após a chuva forte que atingiu o município nesta quinta (26) e sexta-feira (27). Cidades da região de Sorocaba (SP) também sofreram com a chuva.

Participe do canal do DE Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp

Segundo um balanço da Defesa Civil, em Jundiaí, houve queda de árvores em residências, uma pessoa ficou ferida e pelo menos duas famílias ficaram desalojadas.

Defesa Civil dispara novo aviso sonoro em celulares do interior de SP sobre risco de chuvas; veja cidades em alerta

Em nota, a prefeitura também informou que três residências foram interditadas como medida preventiva para garantir a segurança dos moradores.

“Na Vila Esperança, uma árvore de grande porte caiu sobre uma residência, resultando na interdição total do imóvel. No Jardim Tamoio, na região do Balsan, outra casa foi totalmente interditada devido a riscos estruturais. Já na Vila Isabel Erber, uma residência foi parcialmente interditada. As famílias afetadas estão recebendo acompanhamento da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS), com suporte no auxílio-moradia e acesso ao Cartão Alimentação da UGADS”, diz o documento.

Já em Campo Limpo Paulista, houve um deslizamento nos fundos de uma casa e diversos pontos de alagamento pela cidade. Em imagens enviadas por moradores à TV TEM, é possível ver os estragos de imóveis no bairro São José, nesta quinta-feira.

Imóveis foram atingidos por deslizamento em Campo Limpo Paulista (SP), segundo Defesa Civil — Foto: Willian Lima/Arquivo pessoal

A prefeitura do município também enviou uma nota, declarando que, nas últimas 24h, o bairro São José registrou um total de 83 milímetros de chuva. Apesar disso, apenas uma ocorrência foi registrada na região.

“A Defesa Civil ainda realizou vistorias de análises de risco a pedido dos moradores em diversos imóveis na vizinhança e também, forneceu informações de prevenção e mitigação dos riscos identificados. Além de distribuírem aproximadamente 40 metros lineares de lona plástica, o que dá aproximadamente 240 metros quadrados de lona, com o foco em proteger o talude”, declara a pasta.

REGIÃO DE SOROCABA

Moradores do bairro Palmital, em Porto Feliz, também registraram pontos de alagamento após o Natal, inclusive, um local onde um carro ficou parcialmente submerso.

DE Palmital, em Porto Feliz (SP), registrou pontos de alagamentos após chuva forte — Foto: Arquivo pessoal

Moradores de Jarinu também enfrentam dificuldade de locomoção após a chuva, pois ela causou um lamaçal que dificulta a passagem de veículos na região da Estância Nossa Senhora Aparecida.

Moradores de Jarinu (SP) estão enfrentando dificuldades de locomoção após lamaçal ser causado pela chuva na Estância Nossa Senhora Aparecida — Foto: Arquivo pessoal

Veja mais notícias da região no DE Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: ASSISTA ÀS REPORTAGENS DA TV TEM

50 vídeos

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Nova gestão de Tupã: conheça o secretariado da Prefeitura de Presidente Prudente

Com a posse de Tupã, veja como fica o secretariado municipal à frente da Prefeitura de Presidente Prudente

Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (Republicanos) assumiu nesta quarta-feira (1º) o cargo de prefeito de Presidente Prudente (SP) — Foto: Paula Sieplin/TV Fronteira

Após a cerimônia oficial de posse realizada na Câmara Municipal, o prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã” (Republicanos) nomeou nesta quarta-feira (1º), já em seu Gabinete no Paço Municipal Florivaldo Leal, os secretários, diretores e assessores que passam a integrar a nova composição da administração pública municipal em Presidente Prudente (SP) [https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/cidade/presidente-prudente/].

Veja como ficou o secretariado:

– Chefia de Gabinete: Feiz Abbud
– Fundo Social de Solidariedade: Renata Mello
– Secretaria de Administração: Celso Gazola Bondarenko
– Secretaria de Agricultura e Abastecimento: Silvano Barille
– Secretaria de Assistência Social: Ariane Jacinto
– Secretaria de Assuntos Jurídicos e Legislativos: Pedro Anderson da Silva
– Secretaria de Comunicação: Raphael Marquezi
– Secretaria de Cultura: Paulo Sílvio Sanches
– Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Tiago Oliveira
– Secretaria de Educação: Karina Gomes
– Secretaria de Esportes: Maria Cristina Madeiral “Tute”
– Secretaria de Finanças: Cadmo Lupércio Garcia
– Secretaria de Meio Ambiente: Wilson Portella Rodrigues
– Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública: Renan Ribeiro
– Secretaria de Obras e Serviços Públicos: João Ganancio
– Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação: Laércio Alcântara
– Secretaria de Saúde: Débora Tiezzi
– Secretaria de Tecnologia: Helton Molina Sapia
– Secretaria de Turismo: Wesley Cotini
– Fundação Inova: José Pascoal Vernilo
– Procuradoria Geral do Município: João David Ferreira Leite
– Serviço de Assistência à Saúde dos Municipiários (Sassom): Carlos Magno Mattos

Lucimar Torres Ribeiro e Cleiton Barbalho também foram empossados como assessores de Gabinete do prefeito.

“Em relação à zeladoria, realmente, essa é a questão, nós ouvimos, nós andamos, durante e após a campanha e, não só a questão da zeladoria, nós temos essa questão, nós vamos resolver, nós vamos apresentar todas as dificuldades, o que nós encontramos na Prefeitura, a situação financeira da Prefeitura, que é muito preocupante. Quando você fala da situação financeira da Prefeitura, nós temos que agregar a Prudenco [Companhia Prudentina de Desenvolvimento] a isso. Então, eu calculo mais ou menos no mínimo uns R$ 50 milhões de dívida de fornecedores com a Prudenco, com impostos, Prudente deve mais de R$ 15 milhões ao INSS [Instituto Nacional do Seguro Social], nós não conseguimos certidões. Então, nós vamos esclarecer isso à população, nós vamos fazer um levantamento da situação atual dos maquinários da Prefeitura, porque nós fomos eleitos para apresentar para a população a realidade, e é isso que nós vamos fazer, trabalhar muito”, disse Tupã em entrevista coletiva.

“Revanchismo não existe, precisamos governar para todo mundo, agora, nós não podemos, e não é dever do prefeito, omitir dados para a população, nós temos que falar qual é a real situação da Prefeitura, que vai ser um ano difícil, muito difícil, e o que nós devemos fazer. Nós desenvolveremos projetos para buscar recursos, ajuda do governo do Estado, do governo federal, dos deputados da nossa região, dos senadores, é uma somatória de esforços, e é para isso que iremos trabalhar. Isso é uma das exigências também que nós já colocamos os secretários a par, não adianta pensar que vai governar a sua pasta somente com recurso próprio, isso não existe, tem que ser criativo”, salientou o prefeito.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp