Cidades da região de Jundiaí registram pontos de alagamento e famílias ficam desalojadas após chuva
Segundo a Defesa Civil, duas famílias ficaram desalojadas em Jundiaí (SP) e houve deslizamentos em Campo Limpo Paulista (SP).
Bairro São José, em Campo Limpo Paulista (SP), foi atingido por deslizamento nesta quinta-feira (26) — Foto: Willian Lima/Arquivo pessoal
DE (SP) e Campo Limpo Paulista (SP) registraram estragos após a chuva forte que atingiu o município nesta quinta (26) e sexta-feira (27). Cidades da região de Sorocaba (SP) também sofreram com a chuva.
Participe do canal do DE Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Segundo um balanço da Defesa Civil, em Jundiaí, houve queda de árvores em residências, uma pessoa ficou ferida e pelo menos duas famílias ficaram desalojadas.
Defesa Civil dispara novo aviso sonoro em celulares do interior de SP sobre risco de chuvas; veja cidades em alerta
Em nota, a prefeitura também informou que três residências foram interditadas como medida preventiva para garantir a segurança dos moradores.
“Na Vila Esperança, uma árvore de grande porte caiu sobre uma residência, resultando na interdição total do imóvel. No Jardim Tamoio, na região do Balsan, outra casa foi totalmente interditada devido a riscos estruturais. Já na Vila Isabel Erber, uma residência foi parcialmente interditada. As famílias afetadas estão recebendo acompanhamento da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS), com suporte no auxílio-moradia e acesso ao Cartão Alimentação da UGADS”, diz o documento.
Já em Campo Limpo Paulista, houve um deslizamento nos fundos de uma casa e diversos pontos de alagamento pela cidade. Em imagens enviadas por moradores à TV TEM, é possível ver os estragos de imóveis no bairro São José, nesta quinta-feira.
Imóveis foram atingidos por deslizamento em Campo Limpo Paulista (SP), segundo Defesa Civil — Foto: Willian Lima/Arquivo pessoal
A prefeitura do município também enviou uma nota, declarando que, nas últimas 24h, o bairro São José registrou um total de 83 milímetros de chuva. Apesar disso, apenas uma ocorrência foi registrada na região.
“A Defesa Civil ainda realizou vistorias de análises de risco a pedido dos moradores em diversos imóveis na vizinhança e também, forneceu informações de prevenção e mitigação dos riscos identificados. Além de distribuírem aproximadamente 40 metros lineares de lona plástica, o que dá aproximadamente 240 metros quadrados de lona, com o foco em proteger o talude”, declara a pasta.
REGIÃO DE SOROCABA
Moradores do bairro Palmital, em Porto Feliz, também registraram pontos de alagamento após o Natal, inclusive, um local onde um carro ficou parcialmente submerso.
DE Palmital, em Porto Feliz (SP), registrou pontos de alagamentos após chuva forte — Foto: Arquivo pessoal
Moradores de Jarinu também enfrentam dificuldade de locomoção após a chuva, pois ela causou um lamaçal que dificulta a passagem de veículos na região da Estância Nossa Senhora Aparecida.
Moradores de Jarinu (SP) estão enfrentando dificuldades de locomoção após lamaçal ser causado pela chuva na Estância Nossa Senhora Aparecida — Foto: Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no DE Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: ASSISTA ÀS REPORTAGENS DA TV TEM
50 vídeos