Alain Prost classifica série sobre rivalidade com Senna como “porcaria”

alain-prost-classifica-serie-sobre-rivalidade-com-senna-como-22porcaria22

Fórmula 1: Prost sobe o tom e classifica série sobre Senna como “porcaria”

Rival do brasileiro na categoria, francês criticou forma como foi retratado na série

Maior rival de Ayrton Senna na Fórmula 1, Alain Prost subiu o tom das críticas em relação à série que retrata a vida e a carreira do brasileiro. O tetracampeão mundial não gostou da forma como foi representado na minissérie da plataforma de streaming e a classificou como “porcaria”.

“Porcaria, porcaria, porcaria completa. Quase tudo foi completamente ficcionalizado”, criticou.

“Eu vi somente algumas fotos e escutei muitos comentários. Assim como no filme Senna (lançado em 2010), no qual eu provavelmente passei mais tempo do que no meu próprio documentário, e nesse filme biográfico, é óbvio que não ficarei satisfeito”, completou.

Em fevereiro, o francês já havia criticado a produção e disse que “faltava sensibilidade” da minissérie.

“Tenho certeza de que Ayrton não gostaria, principalmente porque mostra falta de sensibilidade. Não deveríamos contar coisas que não são verdade”, disse Prost à RMC em fevereiro.

“Se algo tem que ser feito comercialmente, não é certo fazê-lo em nome de Senna. Eu não gosto e não aceito isso”, concluiu o tetracampeão mundial.

RIVALIDADE NAS PISTAS

Senna e Prost protagonizaram, senão a maior, uma das maiores rivalidades da história da Fórmula 1.

Em 1988, o brasileiro era considerado uma estrela em ascensão na categoria e acertou com a McLaren para a disputa daquela temporada. À época, Prost, também da McLaren, já era bicampeão mundial e era um dos principais nomes do grid.

Naquele ano, Senna superou o companheiro de equipe e conquistou seu primeiro Mundial de Pilotos. Das 16 corridas disputas naquele campeonato, a McLaren venceu 15 (8 com Senna e 7 com Prost).

No ano seguinte, veio a ruptura na relação entre os pilotos. A “gota d’água” foi o Grande Prêmio do Japão, quando Prost e Senna bateram e o francês ficou fora do restante da corrida. Senna voltou para a pista, mas acabou desclassificado após o fim da prova. Com a decisão, o francês conquistou o título de pilotos.

Em 1990, foi a vez de Senna sair campeão também no Japão. O piloto se envolveu em um acidente, novamente com Prost, na primeira curva do circuito. Muitos apontam que Senna provocou a batida de maneira proposital para garantir o título.

Desde então, os pilotos tiveram uma relação distante. Depois da aposentadoria de Prost, no entanto, os dois se reaproximaram e chegaram a se tornar amigos. Em entrevista ao site Motorsport, o francês relembrou momentos da amizade.

“Não guardo em minha mente os momentos ruins ou qualquer lembrança ruim sobre ele. Tenho em mente os últimos seis meses de sua vida. Foi quando conheci Ayrton muito mais do que antes. Ele era uma pessoa completamente diferente, eu entendia quem ele era e por que ele agia às vezes”, disse.

SÉRIE DA NETFLIX

A minissérie “Senna” foi lançada pela Netflix em 2024, 30 anos após o trágico falecimento do piloto brasileiro. A produção tem seis episódios e retrata detalhes da carreira e da vida pessoal de Ayrton Senna.

Na semana de lançamento, “Senna” foi a série de não-língua inglesa mais vista da plataforma de streaming.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp