Press "Enter" to skip to content

Alan Parker, diretor de ‘Expresso da Meia-Noite’, morre aos 76 anos

Nesta sexta-feira, 31, Alan Parker, diretor de “O Expresso da Meia-Noite”, “Mississipi em Chamas”, entre outras obras, morreu aos 76 anos. Segundo a imprensa internacional, Parker morreu em Londres durante a manhã.

O Instituto Britânico de Cinema (British Film Institute), do qual o cineasta é ex-presidente, confirmou a morte. “Estamos profundamente tristes com a morte de Alan Parker nesta manhã”, escreveu a instituição em mensagem no Twitter.

 

Nascido em Londres, na Inglaterra, Alan iniciou a carreira como redator publicitário, migrando para a direção de comerciais e iniciando seus trabalhos no cinema na década de 1970.

O diretor é conhecido por seu trabalho em filmes como  “Fama”, “A Chama que não Se Apaga” e “The Commitments – Loucos pela Fama”, além do longa “Evita”, estrelado por Madonna. 

Parker escreveu o livro “Bugsy Malone”, que originou o filme “Quando as Metralhadoras Cospem”, dirigido por ele. Seu último filme dirigido foi  “A Vida de David Gale”, estrelado por Kevin Spacey e Kate Winslet e estreado em 2003.

Por sua contribuição no cinema, em 1984, Parker foi homenageado pela Academia Britânica com prêmio Michael Balcon Award. Em 2013, recebeu o Bafta Fellowship, prêmio entregue pela Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão, em reconhecimento “à contribuição considerável e excepcional ao cinema”.

Casado com Lisa Moran-Parker, Parker deixa cinco filhos e sete netos.