Em resposta à manifestação do advogado-geral da União (AGU) indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), Jorge Messias, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou que a Casa irá realizar a sabatina dentro da normalidade. A aliados, disse que não gostou que a comunicação da escolha do AGU foi feita através da imprensa.
“Reafirmo que o Senado Federal cumprirá, com absoluta normalidade, a prerrogativa que lhe confere a Constituição: conduzir a sabatina, analisar e deliberar sobre a indicação feita pelo Presidente da República. Cada Poder da República atua dentro de suas próprias atribuições, preservando o equilíbrio institucional e o respeito aos ritos constitucionais”, afirmou o senador em nota.
Após indicação ao STF, Messias acena a Alcolumbre: ‘admiração e apreço’. Alcolumbre rompe com Jaques Wagner após Lula indicar Messias ao STF: ‘sem volta’, dizem aliados. Alcolumbre se queixa de não ter sido avisado que o anúncio seria feito e disse que soube pela imprensa.
O presidente do Senado rompeu com o governo após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter optado por Messias ao invés de Rodrigo Pacheco, aliado de primeira hora de Alcolumbre. A cúpula do Senado avalia que o líder do governo na Casa, Jaques Wagner, trabalhou por Messias e vê ingratidão com Pacheco.
Apesar de romper com o governo, Alcolumbre descarta avançar com anistia. Conheça o Valor One. Acompanhe os mercados com nossas ferramentas.




