Conscientização para o Carnaval: prevenção contra DST’s
Alegria com responsabilidade é a melhor fantasia
O Carnaval é uma época de festa, diversão e muita interação social. No entanto, é também um momento importante para reforçar os cuidados com a saúde, especialmente na prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), ou Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).
O Diário do Estado são infecções transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual desprotegido. Entre as mais comuns estão: HIV/AIDS, Sífilis, Gonorreia, Herpes genital e HPV.
Seguem algumas maneiras de prevenção:
1. Use preservativos: o uso de camisinha é a forma mais eficaz de prevenção contra DSTs. Disponível gratuitamente em unidades de saúde, ela deve ser usada em todas as relações sexuais.
2. Tenha diálogo aberto: converse com seu(s) parceiro(s) sobre a importância da prevenção.
3. Vacinação: vacinas contra HPV e hepatites B e A estão disponíveis no SUS. Verifique sua situação vacinal.
4. Teste rápido: antes e depois do Carnaval, realize exames para detecção de DSTs. Muitas unidades de saúde oferecem testes rápidos e gratuitos.
Fique atento a sintomas como: corrimento anormal, feridas ou verrugas na região genital, dor ao urinar, coceira ou irritação.
Ao notar qualquer sinal, procure imediatamente uma unidade de saúde para orientação e tratamento.
Para ajudar nessa jornada, conte com uma equipe especializada que coloca sua saúde em primeiro lugar. Na Med Mais, você encontra o suporte que precisa para planejar e cuidar da sua qualidade de vida.
Responsável Técnico – Dra. Thaís Pazeli Montavani – CRM 54695MG