Press "Enter" to skip to content

Aleitamento materno: saiba os benefícios da amamentação para mãe e bebê

Última atualização 02/08/2022 | 11:10

A amamentação é muito importante para a saúde e o desenvolvimento do sistema imunológico do recém-nascido. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) o leite materno é insubstituível, no entanto, nos últimos 10 anos, houve aumento no número de mulheres que optaram pela não amamentação. Por isso, em todo o mundo, no mês de agosto, é realizada campanha de incentivo ao aleitamento materno. Aqui no estado, as ações começaram nesta terça-feira, 2, no Setor São Carlos, em Goiânia.

Vale ressaltar que, existem mamães que por não terem leite suficiente ou até mesmo devido a algum problema de saúde não conseguem amamentar o bebê. Porém, também há aquelas que não amamentam pela preocupação com efeitos estéticos.

“As mulheres estão introduzindo mais alimentos industrializados, mais fórmulas, então, realmente, elas estão reduzindo a amamentação. Tem diminuído e muito [o número de mulheres que amamentam]”, explicou Sônia Oliveira, coordenadora de Ciclos de Vida da Superintendência de Atenção Integral à Saúde da SES-GO.

De acordo com Sônia, a redução pode ser atribuída, além da questão estética, à falta de informação em relação aos desafios do aleitamento materno.

Sônia Oliveira, coordenadora de Ciclos de Vida da Superintendência de Atenção Integral à Saúde da SES-GO. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Têm mulheres que têm uma certa resistência por esta questão estética, e pela questão que o bebê precisa pegar ali toda a auréola do seio para não machucar, e nos primeiros dias vai machucar realmente. Então a falta de informação adequada faz com que essas mulheres desistam da amamentação”, explicou Sônia.

Benefícios da amamentação

Além disso, boa parte das mulheres não sabem que amamentar os filhos pode prevenir câncer de mama, ajuda na contração uterina, que se expandiu durante a gestação. Assim como o fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê.

Lista de Benefícios da amamentação para a mãe:
  • Diminuição do sangramento no período pós-parto;
  • Aceleração na perda de peso;
  • Redução da incidência de cânceres de mama, ovário e endométrio;
  • Proteção contra doenças cardiovasculares;
  • Proteção contra a osteoporose.
  • Lista de benefícios da amamentação na saúde do bebê:

O leite materno tem tudo o que a criança precisa nos primeiros seis meses. Inclusive, é capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças de até cinco anos. Além de:

  • Fortalecimento imunológico;
  • Prevenir obesidade;
  • Proteger o coração;
  • Diminuir risco para déficit de atenção;
  • Proteger contra os efeitos da poluição;
  • Prevenir anemias.
  • Mães que não conseguem amamentar

Existem mães que por não terem leite suficiente ou até mesmo devido a algum problema de saúde não conseguem amamentar o bebê. Para elas, a SES-GO disponibiliza o Banco de Leite. No entanto, o alimento é destinado apenas para bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Em outros casos, o pediatra receita uma fórmula para atender as necessidades da criança.

Como ser uma “mãe de leite”

A SES disponibiliza o telefone (62) 3956-2921, esse contato é tanto fixo como WhatsApp. A partir dele, é feita uma entrevista para ver se a mulher atende aos critérios. Em seguida, é realizado um cadastro, onde são coletados dados pessoais e endereço.

Momentos depois, ela é adicionada a grupos de WhatsApp, pelo qual de segunda à sexta-feira é questionado se as mães têm leite para doar e, caso uma delas tenha, ela é colocada numa rota de busca conforme a região da cidade. Então a viatura do Corpo de Bombeiros vai até a casa dessa mulher e busca o leite congelado.

Critérios para doação

  • Não pode ser fumante;
  • Não pode ser usuária de Drogas;
  • Não pode ingerir bebida alcoólica;
  • Medicamentos apenas os que são compatíveis pelo Manual do Ministério da saúde;
  • Apresentar os exames de doenças infectocontagiosas não reagentes.

Agosto Dourado

A campanha Agosto Dourado foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cor dourada foi escolhida para designar o mês de agosto pelo fato de estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) também escolheu agosto como Mês do Aleitamento Materno. A cada ano, um tema específico é trabalhado. Neste ano, o Agosto Dourado vai desenvolver o tema Fortalecer a amamentação educando e apoiando.

Com inicio nesta terça-feira, 2, as Rodas de Conversa tem a participação de representantes dessas duas coordenações da SES-GO, a Sociedade Goiana de Pediatria, Banco de Leite Humano do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), da Coordenação Meninas de Luz da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), da Associação de Doulas do Estado de Goiás, Comitê Estadual de Aleitamento Materno e Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás.

Programação

Dia 2/8, às 9 horas – Unidade de Saúde da Família do Setor São Carlos – Goiânia;
Dia 4/8, às 9 horas – Unidade de Saúde da Família Santo André – Aparecida de Goiânia
Dia 9/8, às 9 horas – Maternidade Aristina Cândida – Senador Canedo
Dia 11/8, às 9 horas – Unidade de Saúde da Família Abadia Lopes – Anápolis
Dia 16/8, às 9 horas – Local a definir – Inhumas
Dia 23/8, às 9 horas – Local a definir – Caldas Novas