A desincompatibilização de cargo público mais comentada nesta semana foi a do ex-deputado federal Leandro Vilela (MDB), que deixou a Diretoria de Operações do Detran-GO no último dia 4 para atender prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para aqueles que vão disputar as eleições municipais neste ano. O alvoroço justifica-se: Leandro pode assumir o posto de pré-candidato à Prefeitura de Aparecida pela base aliada ao governador Ronaldo Caiado (UB) e colocar de escanteio o atual prefeito, Vilmar Mariano (UB).
Porém, outros assessores diretos do governador também deixaram o posto na mesma data para concorrerem como pré-candidatos a prefeito no interior de Goiás. O ex-deputado estadual José Essado entregou o cargo de Assessor Especial Estratégico da Governadoria para, mais uma vez, tentar chegar à Prefeitura de Inhumas – ele comandou a cidade entre 2001 e 2004. Filiado ao União Brasil de Caiado, Essado faz oposição ao atual prefeito, Dr. João Antônio (PSD).
Roger Seabra saiu da Assessoria Especial da Secretaria de Estado da Administração (Sead) para disputar a Prefeitura de Minaçu. Ele já conta com apoio de partidos como PP, Podemos, União Brasil e MDB e certamente terá o governador em seu palanque, de quem é próximo. Seabra deve polarizar o embate com o ex-deputado federal Carlos Alberto Lereia, do PSDB, que tentará a reeleição.
Fecha a lista o ex-prefeito de Morrinhos, Rogério Troncoso, agora ex-assessor Especial Estratégico da Governadoria. Além de deputado estadual, ele já foi prefeito daquela cidade por quatro mandatos, e tentará mais quatro anos à frente do Executivo pelo MDB do vice-governador Daniel Vilela.
Rogério aposta em parcerias com o governador Ronaldo Caiado para tentar derrotar o atual prefeito Joaquim Guilherme, que vai buscar a reeleição (ou um quarto mandato, já que ele esteve à frente do município entre 1997-2000, 2005-2008 e agora, 2020-2024). Joaquim, filiado ao PSDB, terá como principal cabo eleitoral o ex-governador Marconi Perillo.