Alerta da Defesa Civil na Vivo DF falha; Anatel investiga alerta de chuva em áreas de risco

alerta-da-defesa-civil-na-vivo-df-falha3B-anatel-investiga-alerta-de-chuva-em-areas-de-risco

Alerta da Defesa Civil falha em telefones da Vivo no DF; Anatel investiga

Teste de alerta foi emitido em celulares nos estados do Centro-Oeste na tarde deste sábado.

Defesa Civil vai enviar pelo celular alertas sobre chuva em áreas de risco

Defesa Civil vai enviar pelo celular alertas sobre chuva em áreas de risco

Usuários da operadora DE no Distrito Federal tiveram problemas com o recebimento do teste de alerta da Defesa Civil. O aviso foi emitido aos estados do Centro-Oeste na tarde deste sábado (26).

De acordo com a Defesa Civil, a operadora apresentou “instabilidades” durante o teste e por isso parte dos usuários não recebeu o alerta.

✅ Clique aqui para seguir o canal do DE DF no WhatsApp

> “Situações como essa fazem parte do processo de verificação e são fundamentais para que as equipes técnicas, em parceria com as operadoras e a Anatel, possam ajustar o sistema”, informou a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (Sudec).

O alerta deste sábado fez parte da fase final dos testes do Defesa Civil Alerta, que já está operando nas demais localidades do país.

Em nota, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que já está em contato com a Vivo e investigando se houve alguma falha no envio e recepção do alerta relacionado à operadora

> “A verificação está sendo conduzida de forma técnica e detalhada para averiguar se houve, de fato, qualquer falha de recepção ou distribuição associada à operadora mencionada”, disse a Anatel (leia a nota na íntegra abaixo).

Alerta sonoro da Defesa Civil — Foto: Reprodução

TESTE DE ALERTA DA DEFESA CIVIL

A população do Distrito Federal e dos três estados do Centro-Oeste recebeu um alerta de teste da Defesa Civil Nacional na tarde desde sábado.

O alerta, considerado mais “intrusivo”, assustou a população. O aviso “pula” na tela do celular e emite avisos sonoros ainda que o aparelho esteja no modo silencioso.

O sistema não tem necessidade de cadastro e, ainda que assuste, garante que, em caso de um alerta real, toda a população naquela área seja efetivamente alertada, sem falhas.

Segundo o governo, qualquer modelo com Android ou iOS lançado a partir de 2020 está apto a receber o alerta. O serviço é gratuito e alcança todos os celulares compatíveis.

É preciso que o aparelho esteja em uma área com cobertura de telefonia móvel 4G ou 5G — mesmo que esteja conectado a rede Wi-Fi.

Além do Distrito Federal, o alerta também foi emitido em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os estados que formam a região Centro-Oeste.

‘Alerta invasivo’ nos celulares: veja como vai ser

O QUE DISSE A SUDEC

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (Sudec), vinculada à Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) informa que, neste sábado (27), realizou demonstração do Sistema de Alerta de Desastres pela tecnologia de Cell Broadcast, com o objetivo de familiarizar a ferramenta à população.

Durante a demonstração, uma operadora específica (Vivo) apresentou instabilidade e parte dos usuários não recebeu o alerta.

O aperfeiçoamento do serviço garantirá que, em outubro, o sistema esteja plenamente operacional, cumprindo sua função de informar e proteger a população em situações de risco

O QUE DISSE A ANATEL

Informamos que a Anatel está em contato com a operadora Vivo e com a ABR Telecom para levantar maiores detalhes sobre os relatos recebidos quanto ao não recebimento do alerta enviado pela Defesa Civil em determinados locais.

Cabe ressaltar que o sistema de alertas via celular já está operacional em todo o território nacional, com a exceção da Região Centro-Oeste que tem previsão de ter o sistema disponível dia 01/10/2025, com pleno funcionamento. Desde sua ativação, mais de 400 alertas foram disparados com sucesso, permitindo que milhões de brasileiros recebessem mensagens de emergência da Defesa Civil diretamente em seus celulares, de forma georreferenciada, confiável e tempestiva.

Todos os dados estão sendo analisados para identificação de eventuais intercorrências, tanto nesse alerta demonstração no DF bem como nas demais cidades do Centro-Oeste.

Assim que as apurações forem concluídas, informaremos as medidas corretivas eventualmente necessárias, caso alguma falha seja confirmada, com o compromisso de garantir a efetividade e a confiabilidade do sistema de alertas públicos no sistema Defesa Civil Alerta.

LEIA TAMBÉM:

PREVISÃO DO TEMPO: Fim de semana no DF terá tempo firme, queda na umidade e calor em elevação, diz Inmet
CINEMA: Cine Brasília vai exibir 14 filmes do Studio Ghibli com ingressos a partir de R$ 5; confira programação

Leia mais notícias sobre a região no DE DF.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp