Alerta da Defesa Civil: ventos fortes e ressaca marítima em São Paulo

alerta-da-defesa-civil3A-ventos-fortes-e-ressaca-maritima-em-sao-paulo

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para a população sobre a chegada de ventos fortes e ressaca marítima previstos para esta segunda-feira (28) em todo o estado. A passagem de uma frente fria é a responsável por essas condições que podem trazer ondas de até 3 metros de altura, representando um risco para diversas regiões, como o Vale do Paraíba, litoral, Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Campinas, Capital e Região Metropolitana.

Com a instabilidade atmosférica provocada pelo sistema meteorológico, são esperadas rajadas de vento de forte intensidade, acompanhadas por pancadas isoladas de chuva, embora sem a previsão de volumes expressivos. A Defesa Civil ressalta o risco de queda de árvores, destelhamentos e danos em estruturas, orientando a população sobre medidas preventivas a serem tomadas, como não se abrigar debaixo de estruturas frágeis, reforçar telhados, janelas e portas, retirar objetos soltos de áreas externas, evitar estacionar veículos próximos a árvores ou postes e manter distância de fiações elétricas caídas.

A frente fria que traz os ventos fortes e a ressaca marítima deve se afastar do Estado de São Paulo na terça-feira (29), sendo substituída por uma massa de ar polar que resultará em uma queda nas temperaturas. Enquanto isso, é importante ressaltar o alerta da Defesa Civil sobre a possibilidade de ondas de até 3 metros de altura ao longo do Litoral Paulista, o que exige atenção redobrada para áreas costeiras, embarcações de pequeno porte, pescadores, praticantes de esportes aquáticos e frequentadores de praias.

Diante dessas condições climáticas adversas, a população deve ficar atenta e seguir as orientações da Defesa Civil para minimizar os possíveis impactos e garantir a segurança de todos. Em caso de emergência, acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199) é fundamental para garantir um atendimento rápido e eficaz. A previsão é de que a situação se normalize gradualmente com a passagem do sistema meteorológico, proporcionando uma melhora nas condições climáticas da região.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp