A região Leste de São Paulo está em estado de atenção para alagamentos e já registrou um pequeno deslizamento de terra nesta sexta-feira (25). O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura foi quem emitiu o alerta devido ao aumento do volume de chuvas na área. O Córrego Itaim, localizado na Avenida Marechal Tito, transbordou devido às chuvas intensas, causando preocupação nas autoridades locais.
Além disso, um deslizamento de terra foi registrado na Avenida José Alencar Gomes da Silva, em Cidade Tiradentes. Parte da via precisou ser interditada por conta do acúmulo de terra, mas felizmente não houve feridos, de acordo com informações da Defesa Civil. Imagens do radar meteorológico do CGE mostram a continuidade das chuvas na Zona Leste, principalmente nas regiões de Ermelino Matarazo, São Miguel Paulista e Itaim Paulista, com o risco de alagamentos e quedas de árvores.
Diante da situação de emergência, a Defesa Civil emitiu um alerta para chuvas fortes em todo o estado de São Paulo, com possibilidade de rajadas de vento, queda de granizo e árvores. O governo montou um gabinete de crise no Palácio dos Bandeirantes para reforçar o monitoramento das condições climáticas, garantindo uma resposta rápida às ocorrências. Ações preventivas estão sendo articuladas com os municípios para minimizar os impactos das adversidades climáticas.
Para os próximos dias, a previsão meteorológica indica que o sábado (26) terá chuva leve e formação de névoa úmida. Pela manhã, são esperadas chuvas isoladas e rápidas, mas à tarde o sol deve aparecer entre nuvens. As temperaturas devem variar entre 17°C e 24°C. Já no domingo (27), não há previsão de chuvas, com mínima de 16°C na madrugada e máxima de 27°C à tarde. A população deve ficar atenta às atualizações dos órgãos oficiais e seguir as orientações de segurança em caso de intempéries.