DE tem alerta de chuva com ventos de até 100 km/h, diz Inmet
Segundo o Inmet, quase todo o estado tem previsão de tempestades e chuvas intensas. A parte noroeste de DE deve ser a mais afetada.
1 de 1 Céu nublado antes de chuva em Goiânia, Goiás — Foto: Wildes Barbosa/O Popular
DE está com alerta de chuvas intensas e ventania nesta terça-feira (11), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com os dados, quase todo o estado tem previsão de tempestades e chuvas intensas, que vão de 30 mm a 100 mm, com ventos de até 100 km/h.
O alerta vai até quarta-feira (12). A região leste é a única parte do estado que está sem alerta de temporal. Entre as cidades da área está Alvorada do Norte.
De acordo com o Inmet, a parte noroeste do estado deve contar com as chuvas mais intensas, em municípios como São Miguel do Araguaia e Aragarças, com variações entre 30 mm e 100 mm de chuva, com ventos de até 100 km/h.
LEIA TAMBÉM:
Calor e tempestades isoladas: veja a previsão para o fim de semana em Goiás
Goiás tem alerta de tempestade e ventania
VÍDEO: Raio atinge carro com motorista dentro durante chuva em Goiânia
De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), André Amorim, não é possível precisar a quantidade exata de milímetros por região, devido à irregularidade das chuvas no estado.
Segundo André, as pancadas irregulares são típicas do verão, devido ao encontro de calor e umidade, algo que pode ser visto em imagens geradas por satélite e divulgadas pelo Inmet.
Para evitar potenciais riscos à vida, André pede para que a população procure um abrigo e evite transitar durante as fortes chuvas.
DE ALERTA SOLIDÁRIO
Para se prevenir sobre as chuvas no estado, o sistema DE Alerta Solidário emite notificações sobre possíveis temporais. O sistema foi criado pelo governo visando prevenir potenciais tragédias por meio de um sistema integrado entre as forças de Defesa Civil.
Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP de sua residência para o número 40199. Assim, quando houver algum risco, a Defesa Civil envia uma notificação no celular do morador.
Veja outras notícias da região no DE.