A chuva vai dar trégua? Região de Campinas segue em alerta nesta sexta, mas previsão indica mudança no sábado
Segundo meteorologistas, volume de chuva deve diminuir e região pode ter sensação de abafamento. Campinas tem máxima de 29°C nesta sexta-feira; veja previsão por cidade. A Região de Campinas (SP) permanece sob alerta para o perigo de chuvas intensas nesta sexta-feira (30), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No entanto, a previsão do tempo indica que as tempestades podem ter uma trégua no sábado (31).
Segundo os meteorologistas, o final de semana deve ser tempo instável, mas, em comparação à sexta, o volume de chuva deve ser menor. Além disso, os termômetros devem voltar a subir, deixando a sensação de abafamento. A seguir veja a previsão para os próximos dias, quais os riscos e por que está chovendo tanto nos últimos dias.
COMO FICA O TEMPO NO FINAL DE SEMANA?
Sexta-feira (30) – MIN. 19ºC – MÁX. 23ºC: o dia começou com chuva e o tempo instável deve continuar ao longo do dia. Há possibilidade de formação de tempestades acompanhadas de descargas elétricas e ventos fortes, principalmente a partir da tarde. Sábado (31) – MIN. 19ºC – MÁX. 26ºC: ainda há chances de chuva, mas ocorrem de forma isolada e com menor possibilidade de tempestade. Domingo (1º) – MIN. 19ºC – MÁX. 25ºC: o tempo volta a ficar instável com previsão de chuva generalizada ao longo do dia e possibilidade de tempestades isoladas na parte da tarde. As informações são do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) e podem ser consultadas diariamente pela internet.
Imagem de satélite mostra céu encoberto na região de Campinas (SP) e arredores — Foto: Cepagri – Labsat Unicamp/reprodução. DESLIZAMENTOS DE TERRA. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), colocou a região de Campinas sob alerta amarelo para o risco de deslizamentos de terra pontuais, devido à presença de áreas de alta suscetibilidade a estes eventos e à previsão de pancadas de chuva. Entenda: a escala considera riscos baixo, moderado (amarelo), alto (laranja) e muito alto (vermelho).
POR QUE TANTA CHUVA? A chuva persistente que atinge diversas regiões do país, com destaque para o Sul e o Sudeste, é provocada pela formação de um ciclone extratropical no oceano. O sistema começou a se organizar próximo à costa de São Paulo e do Paraná e deve atuar em conjunto com áreas de baixa pressão, calor e umidade, o que aumenta a chance de temporais. Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica – regiões causadoras de tempo adverso em grande escala – que surgem normalmente em latitudes médias. Eles são formados pelo contraste de temperaturas de diferentes massas de ar (quente e fria). “Esse sistema deve se formar entre a madrugada e a tarde desta sexta-feira, com características ciclônicas no oceano”, diz César Soares, meteorologista da Climatempo. VÍDEOS: TUDO SOBRE CAMPINAS E REGIÃO. 50 vídeos. Veja mais notícias sobre a região na página do DE Campinas.




