Alerta de chuvas intensas em Goiás para o fim de semana: ventos de até 60 km/h e risco de alagamentos e quedas de árvores

alerta-de-chuvas-intensas-em-goias-para-o-fim-de-semana3A-ventos-de-ate-60-km2Fh-e-risco-de-alagamentos-e-quedas-de-arvores

Goiás tem alerta de chuvas intensas para o fim de semana, diz Inmet

Há previsão de ventania de até 60 km/h. Veja lista de cidades com maior probabilidade de chuva nesta sexta-feira.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para chuvas intensas de perigo potencial para este fim de semana em Goiás. A previsão é que as chuvas variem de 20 a 40mm/dia ou 40mm/dia em tempestades isoladas, acompanhadas de rajadas de vento e raios. O alerta começa nesta sexta-feira (11) e vai até domingo (13).

Segundo informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), as rajadas de vento podem variar de 40 km/h a 60 km/h. O mapeamento para a ocorrência de chuvas no estado aponta que as regiões central, norte e leste serão as mais afetadas com média de 20mm cada em pancadas isoladas.

De acordo com André Amorim, gerente do Cimehgo, a expectativa era de ainda mais chuva para o mês de abril. Ele explica que é preciso trabalhar com uma data mais delimitada, mas que o alerta pode ser estendido por mais tempo ao longo da semana.

“Nos últimos anos nós temos observado que as chuvas estão finalizando um pouco mais cedo em abril, mas ainda temos uma expectativa de que a chuva possa estender um pouquinho. Nós vamos trabalhar até a data do domingo, mas ainda estamos na expectativa de mais chuva pela frente nos demais dias”, ressaltou.

A umidade relativa do ar fica em torno de 95% em todo o estado. Nesta sexta-feira (11), os municípios que devem mais ser afetados pela chuva são: Ipameri, Goiânia, Porangatu, Anápolis, Itumbiara, Três Ranchos, Morrinhos, Formosa, Santa Helena, Pirenópolis e Cocalzinho de Goiás.

As temperaturas máximas continuam altas, como é característico desta época do ano, já as mínimas ficam um pouco mais baixas, aumentando a amplitude térmica. Em todo o estado, as máximas ficam entre 34ºC e 32ºC e as mínimas entre 15ºC e 22ºC.

A ocorrência de chuvas concentradas aumenta o risco de acidentes e estragos. Segundo André, em localidades que vão receber um volume médio de chuva por tempo considerável é importante redobrar os cuidados para evitar acidentes e transtornos.

No comunicado, o Inmet reforça as precauções indicadas. Os riscos estão entre alagamentos, quedas de árvores e complicações com quedas de energia, apesar de as chuvas previstas serem de baixo risco.

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

Veja outras notícias da região no DE Goiás.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp