De e outros 99 municípios são notificados com alerta de chuvas intensas com grau de ‘perigo’
A previsão é que a chuva alcance uma média entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo atingir até 100 milímetros por dia. Além disso, os ventos serão fortes, com velocidade podendo chegar a 100 quilômetros por hora.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta neste sábado (12) sobre as chuvas intensas, classificadas como de “perigo” para Caruaru e mais 99 municípios nas regiões do Agreste, Sertão e Mata Sul de Pernambuco. A validade dessa notificação será até as 10h do domingo (13), podendo ser renovada.
Segundo o Inmet, o volume de chuva esperado nesses locais pode variar entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a até 100 milímetros por dia. Além disso, os ventos terão intensidade entre 60 e 100 quilômetros por hora, o que requer atenção e cuidados por parte da população dos municípios citados.
A lista de municípios afetados inclui diversas cidades como Afogados da Ingazeira, Agrestina, Água Preta, Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Angelim, Arcoverde, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Belém do São Francisco, Belo Jardim, Betânia, Bezerros, Bom Conselho, Bonito, Brejão, entre outros.
A população que estiver nessas regiões deve seguir as orientações da Defesa Civil em casos de chuvas intensas. Em situações de rajadas de vento, é aconselhável evitar se abrigar embaixo de árvores, estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, bem como usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de necessidade, é fundamental ligar para a Defesa Civil (telefone 199) e para o Corpo de Bombeiros (telefone 193) em situações mais graves. A previsão meteorológica indica condições adversas nos próximos dias, por isso é importante estar preparado e seguir as recomendações das autoridades competentes.
Após os alertas de chuvas intensas e os episódios de apagões ocorridos na última sexta-feira, a Neoenergia Pernambuco informou que possui um plano especial para atendimento rápido às demandas emergenciais em todas as regiões afetadas. Equipes estão prontas para atuar onde for necessário, visando a segurança e o bem-estar dos clientes.
Os clientes da Neoenergia que identificarem interrupções no fornecimento de energia ou qualquer outro problema relacionado à rede elétrica devem contatar a distribuidora pelos canais de atendimento disponíveis, como teleatendimento 116, WhatsApp 81 3217-6990, site oficial ou aplicativo da empresa. O objetivo é proporcionar um suporte eficiente e ágil para resolver eventuais contratempos nesse período de condições climáticas adversas.