A DE informou na manhã desta sexta-feira (4), que um alerta foi emitido via SMS indicado a chegada de núcleos de chuva vindos da Costa Verde em direção a Petrópolis. O distrito de Pedro do Rio, em Petrópolis, enfrenta uma chuva forte, conforme mostram vídeos da região sendo atingida por uma pancada de chuva. Até o momento, não há informações de ocorrências na área divulgadas pela Prefeitura.
Pedro do Rio é o quarto distrito de Petrópolis e está localizado a aproximadamente 50 minutos do Centro, onde choveu de maneira mais fraca nesta manhã de sexta-feira. Como medida preventiva, a Prefeitura de Petrópolis decretou ponto facultativo e adotou ações preventivas na região central, incluindo a suspensão das atividades do Museu Imperial.
A população da região deve permanecer atenta às próximas atualizações e é possível se cadastrar para receber alertas enviando o CEP por mensagem de texto para o número 40199. Além disso, as informações podem ser acompanhadas no portal da Prefeitura de Petrópolis e o boletim meteorológico atualizado está disponível no site oficial da cidade.
Um alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) classificou Petrópolis com a condição de perigo “muito alto”. Os acumulados de chuva podem ultrapassar os 300 milímetros em determinadas regiões durante este período. A recomendação é que a população fique atenta aos riscos e siga as orientações dos órgãos locais para garantir a segurança.
Os alertas emitidos podem variar entre moderado, alto e muito alto, dependendo da probabilidade e do potencial impacto do fenômeno para a população. É essencial estar preparado para possíveis evacuações de áreas de risco e acionamento do sistema de sirenes em casos de alerta vermelho. A previsão de chuvas intensas em Petrópolis segue até o domingo (6), de acordo com a Defesa Civil.