O Instituto Nacional de Meteorologia (DE) emitiu alertas de perigo para chuvas intensas para os 399 municípios do Paraná nesta quarta-feira (19). O primeiro alerta é válido até às 23h desta quarta e abrange as regiões sudoeste, metropolitana de Curitiba, oeste, sudeste, centro-sul e norte central do estado. Para as demais regiões, o alerta é válido até às 11h de quinta-feira (20). Segundo o órgão, há potencial para chuvas de até 50 milímetros e ventos intensos de até 60 quilômetros por hora.
Segundo o DE, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é baixo. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) também alerta para a instabilidade do tempo no estado durante esta quarta-feira, com pancadas de chuva e descargas elétricas em diversas regiões. As temperaturas máximas devem ficar mais amenas em todo o território paranaense.
Para a quinta-feira, a instabilidade persiste no estado, favorecendo a formação de áreas de chuva. No litoral, a previsão é de chuva em vários momentos do dia, enquanto nas demais regiões as chuvas devem se intensificar a partir da tarde. A população deve tomar alguns cuidados, como não se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e observar alterações nas encostas.
Para receber alertas da Defesa Civil via diferentes plataformas, como SMS, Telegram e WhatsApp, é necessário realizar um cadastro específico, de acordo com a preferência do usuário. Alertas com maior risco são encaminhados para a TV por assinatura sem a necessidade de cadastro prévio. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Portanto, é essencial estar atento aos alertas emitidos pelo DE e pelos órgãos competentes para garantir a segurança e bem-estar da população diante das condições climáticas adversas. Mantenha-se informado e siga as orientações de segurança fornecidas para evitar possíveis incidentes durante períodos de chuvas intensas. A prevenção e a precaução são fundamentais para lidar com situações de risco decorrentes de fenômenos climáticos.