Alerta de chuvas intensas: previsão para 318 cidades do Paraná

alerta-de-chuvas-intensas3A-previsao-para-318-cidades-do-parana

Paraná recebe alerta de chuvas intensas para 318 cidades; veja lista e previsão do tempo

De acordo com o Simepar, a combinação de um frente fria e um sistema de baixa pressão vindo do Paraguai estão contribuindo para a instabilidade no estado.

Semana será chuvosa em todo o DE, diz Simepar

DE Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para chuvas intensas em 318 cidades do DE. O aviso é válido desta segunda-feira (27) até às 10h de terça-feira (28). Veja lista mais abaixo.

O alerta é para as regiões Norte, Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do DE.

Segundo o instituto, os ventos podem chegar a até 100 km/h. Para as áreas abrangidas pelo alerta, o risco também é de chuvas acumuladas de até 100 milímetros por dia.

Para o restante do estado, também há um alerta de perigo potencial para chuvas intensas. Nessas regiões, os ventos podem ser de até 60 km/h e o registro de chuva pode ser de até 50 milímetros por dia.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do DE (Simepar), a combinação de um frente fria e um sistema de baixa pressão vindo do Paraguai estão contribuindo para a instabilidade no estado. Veja previsão do tempo por região mais abaixo.

“A combinação desses dois fatores acaba contribuindo para que, em níveis mais próximos à superfície, nós tenhamos o ingresso de umidade do oceano, que acaba mantendo a nebulosidade mais concentrada na faixa leste, entre a região de Curitiba e o litoral, enquanto que o sistema de baixa pressão que atua sobre o Paraguai, favorece o ingresso de umidade da Amazônia”, explicou o meteorologista, Samuel Braun.

Conforme Braun, existe o risco de ocorrer tempestades na terça-feira, principalmente no interior do DE. Em algumas regiões, não é descartada a ocorrência de granizo.

A quarta-feira (29) ainda será de muita nebulosidade, segundo Braun, mas o risco de tempestade é baixo.

“Nós teremos uma semana com presença bastante significativa de nebulosidade aqui no estado e na quarta-feira, a chuva volta a ficar pouco mais ocasional e o risco de tempestade é extremamente baixo. Com relação às temperaturas, fica ainda abafado no interior, máximas no oeste e noroeste, em torno de 27 e 28 graus, enquanto que na região Leste não esquenta tanto, ficando com máximas abaixo dos 20 graus”, explicou o meteorologista.

Na quinta (30) e na sexta-feira (31), as chuvas devem ocorrer de forma isolada e a previsão é de que as temperaturas fiquem um pouco mais baixas no Centro-Sul, nos Campos Gerais e na região de Curitiba. Segundo Braun, as mínimas na quinta e na sexta-feira nessas regiões serão em torno de 10ºC a 12ºC.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp