Alerta de Frio: Queda de até 8°C em Minas Gerais preocupa quase 500 cidades

alerta-de-frio3A-queda-de-ate-8degc-em-minas-gerais-preocupa-quase-500-cidades

Quase 500 cidades de Minas Gerais estão em alerta por conta da baixa nas temperaturas. O Diário do Estado emitiu um comunicado informando que o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estará vigente até quarta-feira (25) e pode provocar uma queda de até 8 °C nas temperaturas em diversas regiões do estado, como o Sul de Minas, o Triângulo e a Grande BH.

Entre as cidades afetadas pelo alerta estão Belo Horizonte e outras 488 localidades mineiras. Esse número corresponde a 57% do total de municípios do estado. As regiões em atenção são o Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, a Central Mineira, a Zona da Mata, o Oeste de Minas, o Sul/Sudoeste de Minas, o Campo das Vertentes, a Metropolitana de Belo Horizonte e o Noroeste de Minas.

Segundo o meteorologista Lizandro Gemiacki, do Inmet, a queda nas temperaturas está relacionada à passagem de uma frente fria seguida de uma massa de ar mais gelado que atingirá o estado entre a noite de terça-feira (24) e a madrugada de quarta-feira (25). A previsão é de uma redução de até 8 °C tanto nas temperaturas mínimas quanto nas máximas, em diversas regiões, incluindo a capital mineira.

Em Belo Horizonte, a previsão é que a mínima chegue a 12° C e a máxima não ultrapasse os 24° C na quarta-feira (25), com muitas nuvens pela manhã e poucas nuvens ao longo do dia. Além do alerta de declínio de temperatura, 107 municípios das regiões do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Sul/Sudoeste de Minas estão sob alerta de onda de frio, com risco leve à saúde devido a temperaturas até 5 °C abaixo da média por dois a três dias consecutivos.

Diante desse cenário, o Inmet recomenda à população evitar exposição ao frio nas primeiras horas do dia e à noite, manter os ambientes aquecidos e ventilados, e redobrar a atenção com idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas. É importante seguir essas orientações para prevenir possíveis impactos negativos do frio intenso.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp