Diário do Estado de Belo Horizonte emitiu nesta terça-feira (10), um novo alerta de risco geológico forte. O alerta vale para as regionais Noroeste, Leste, Centro-Sul, Oeste e Barreiro. Nas últimas 72 horas, a chuva já acumulou 70mm. Segundo o órgão, existe a possibilidade de pancadas de chuva de 20mm a 40mm com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h, válidos até às 8h de quarta-feira (11).
As regionais em risco geológico forte devem redobrar atenção. No último fim de semana, a chuva causou transtornos na capital e na região metropolitana. Em Jaboticatubas, uma idosa de 69 anos foi resgatada após ficar ilhada em meio à enxurrada, e uma ponte foi interditada.
Em Contagem, muros de casas caíram e famílias ficaram desalojadas. Já em Ribeirão das Neves, uma cadela ficou soterrada após um barranco desabar, mas foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros. Em Sabará, uma ponte desabou e interrompeu o tráfego.
A Defesa Civil de Belo Horizonte alerta para os sinais que mostram quando deslizamentos podem acontecer, como trincas nas paredes, água empoçando no quintal, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo, água minando da base do barranco, inclinação de poste ou árvores, muros e paredes estufados e estalos.
As recomendações da Defesa Civil incluem não fazer cortes muito altos e inclinados nos barrancos, colocar calha no telhado da sua casa, consertar vazamentos em reservatórios e caixas-d’água, não jogar lixo ou entulho na encosta, não despejar esgoto nos barrancos e não fazer queimadas.
Moradores de qualquer cidade podem se cadastrar para receber alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se inscrever, basta enviar o CEP da sua rua para o número 40199. Você receberá uma mensagem de confirmação e o serviço é gratuito.




