A semana começou com um alerta de tempestade que abrange Goiás e mais 1.169 cidades do país, incluindo Belo Horizonte e outras áreas de Minas Gerais. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso laranja, válido até as 10 horas desta segunda-feira, 21, indicando chuvas intensas entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a 100 milímetros ao longo do dia.
A previsão aponta ventos fortes variando entre 60 e 100 quilômetros por hora, aumentando o risco de cortes de energia, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Goiás é um dos estados mais afetados, com 219 cidades sob alerta. Juntamente com Goiás, outros estados, como Espírito Santo (60 cidades), Mato Grosso (17), Mato Grosso do Sul (5), Rio de Janeiro (89) e São Paulo (73), também estão em situação de atenção.
Além do alerta em Goiás, a semana será marcada por mudanças climáticas significativas no Centro-Oeste do Brasil. A previsão indica a formação de um ciclone extratropical no Sul e temporais no Centro-Oeste e Norte. No noroeste e leste de Goiás, nuvens carregadas e chuvas fortes são esperadas. Entre quarta e quinta-feira, a expectativa é de temporais, com risco de queda de granizo e ventos acima de 70 km/h.
Com o volume de chuvas previsto para os próximos cinco dias, que pode chegar a 70 mm em algumas regiões, as condições climáticas podem beneficiar a agricultura, ao mesmo tempo em que trazem riscos de alagamentos e danos potenciais.