Alerta de tempestade: DE emite aviso para 367 municípios do Paraná

alerta-de-tempestade3A-de-emite-aviso-para-367-municipios-do-parana

O Instituto Nacional de Meteorologia (DE) emitiu um alerta de perigo tempestade em 367 municípios do Paraná neste domingo (27). O aviso é válido até às 22h. Veja cidades abaixo.

Conforme DE, estão previstas chuvas de até 100 milímetros e ventos que podem chegar a 100 quilômetros por hora. Também há previsão para queda de granizo. Existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e estragos em plantações. O aviso abrange as regiões Norte, Noroeste, Oeste, Sudoeste, Central e Metropolitana de Curitiba.

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o domingo começou com tempo estável com o sol predominando em várias regiões do Paraná. Contudo, uma frente fria que avança lentamente pelo Sul do País, associada a um sistema de baixa pressão, aumentou a instabilidade atmosférica no estado. Assim, pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas foram registradas na região Oeste e Sudoeste e rajadas de ventos moderados a fortes também podem acontecer ao longo do dia em diversas regiões.

Cuidados devem ser tomados pela população, de acordo com DE:

– Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pelo risco de queda e descargas elétricas;
– Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
– Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
– Evitar enfrentar o mau tempo;
– Observar alterações nas encostas.

Para mais informações, a orientação é que a população entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

O alerta de tempestade é válido para as regiões Norte, Noroeste, Oeste, Sudoeste, Central e Metropolitana de Curitiba. Na lista fornecida pelo DE, constam as 367 cidades paranaenses que devem estar atentas aos possíveis riscos devido às condições climáticas extremas.

Algumas das cidades incluídas nesse alerta são Abatiá, Adrianópolis, Altamira do Paraná, Altônia, Alto Paraíso, entre outras. Os cuidados são essenciais para garantir a segurança dos moradores diante das adversidades climáticas previstas.

É fundamental seguir as recomendações das autoridades competentes e estar atento às atualizações sobre as condições meteorológicas. A prevenção e a prudência são fundamentais para minimizar os impactos de fenômenos naturais intensos como os alertados pelo DE.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp