Alerta de Tempestade e Acumulado de Chuva no Paraná: Previsão do Tempo até Terça-feira (21) – Instituto de Meteorologia

O Instituto Nacional de Meteorologia (DE) emitiu um alerta laranja de perigo de tempestade e acumulado de chuva para nove cidades, entre a Grande Curitiba e litoral do Paraná, nesta sexta-feira (17). Veja, abaixo, a previsão do tempo para os próximos dias.

O alerta é válido até às 12h desta sexta. Conforme o DE, a previsão é de que sejam registrados até 50 milímetros de chuva por dia. O risco é baixo para queda de energia, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, segundo o órgão. As cidades com risco de tempestade são: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o sábado (18) será de tempo abafado no estado. Pela tarde e noite, chuvas são esperadas, com temporais localizados, mais fortes nas regiões noroeste, norte, centro e metropolitana de Curitiba.

Entre o domingo (19) e terça-feira (21), o tempo permanece instável no estado, com destaque do avanço de um sistema na segunda-feira que deve provocar tempestades. “No domingo segue bem abafado, com chuvas principalmente a partir da tarde. Na terça-feira chove em vários momentos”, aponta o Simepar.

Segundo o DE, a população deve tomar alguns cuidados: em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia; em caso de situação de inundação, ou similar, proteger seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

Para mais informações a orientação é que a população entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp