Inmet e Defesa Civil alertam para tempestade e vendaval no litoral de SP
Há previsão de chuvas fortes, rajadas de vento e queda de raios até segunda-feira (22).
1 de 1 Baixada Santista poderá sofrer com rajadas de ventos — Foto: Carlos Nogueira/Arquivo A Tribuna Jornal
A Baixada Santista poderá sofrer com rajadas de ventos — Foto: Carlos Nogueira/Arquivo A Tribuna Jornal
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiram alertas sobre a chegada de uma frente fria que provocará mudança de tempo na Baixada Santista, no litoral paulista. Segundo os órgãos, há previsão de chuva forte e rajadas de vento a partir deste domingo (21).
O Inmet emitiu um alerta amarelo, de perigo potencial, para vendaval com validade até segunda-feira (22). Já a Defesa Civil alertou para tempestade severa em várias regiões do Estado, incluindo a Baixada Santista, no mesmo período.
De acordo com o órgão estadual, a previsão indica chuvas fortes, rajadas de vento, queda de raios e até possibilidade de granizo em pontos isolados. Por isso, a Defesa Civil orienta a população a evitar esportes náuticos e se manter em um local seguro, longe de árvores e áreas alagadas.
Em caso de emergência, a recomendação é ligar para Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).
PREVISÃO DO TEMPO NOS PRÓXIMOS DIAS
Segundo o Inmet, a segunda-feira (22) será de céu encoberto na Baixada Santista, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante a tarde. As temperaturas devem variar entre 14 °C e 38 °C.
Na terça-feira (23), o tempo esfriará com termômetros marcando no máximo 24 °C. O dia será com muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva, assim como na quarta-feira (24), quando a temperatura máxima será 21 °C.
A chuva deve diminuir na quinta-feira (25), quando a previsão aponta somente para chuvisco, com termômetros variando entre 12 °C e 21 °C.
DEFESA CIVIL ATUA PARA MINIMIZAR DESASTRES NATURAIS QUE AUMENTAM POR CONTA DO AQUECIMENTO GLOBAL
O trabalho preventivo e de conscientização da população estão no topo da lista de afazeres e responsabilidades da Defesa Civil de Santos, de acordo com o coordenador do órgão Daniel Onias. Por mais que os profissionais de colete laranja ganhem destaque durante os atendimentos a situações de emergência, segundo ele estes momentos são apenas a ponta do iceberg. Confira:
Baixada em Pauta: Daniel Onias, da Defesa Civil de Santos, é o convidado da semana
VÍDEOS: DE EM 1 MINUTO SANTOS
50 vídeos