Alerta de tempestade em Santa Catarina: risco de granizo e ventos fortes

alerta-de-tempestade-em-santa-catarina3A-risco-de-granizo-e-ventos-fortes

Durante o fim de semana em Santa Catarina, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestade, risco de granizo e queda de temperatura. Os temporais estão previstos para começar no fim da manhã de sábado no Oeste e na divisa com o Rio Grande do Sul, estendendo-se para outras regiões ao longo do dia. No domingo, a chuva persistirá no Litoral e no Vale do Itajaí. A chegada de uma frente fria mudará bruscamente o clima no estado, aumentando o risco de ventos fortes e granizo.

Com os alertas emitidos, a população deve ficar atenta, pois há previsão de chuva intensa, rajadas de vento de até 60 km/h e queda de temperatura entre 3°C e 5°C. Embora o risco seja considerado baixo, podem ocorrer alagamentos e queda de galhos em algumas regiões. A Defesa Civil orienta que sejam seguidas as atualizações e alertas oficiais pelos canais do órgão para garantir a segurança da população durante os temporais.

As áreas em laranja apresentam risco considerado alto, enquanto nas áreas em amarelo, o risco é moderado, com possibilidade de destelhamentos, quedas de energia, árvores e galhos. Nas áreas em verde, o risco é baixo, com chance apenas de alagamentos pontuais. Com a frente fria se aproximando, novas instabilidades provocarão temporais típicos de verão no Oeste e nos Planaltos. Já no Litoral, Vale do Itajaí e parte do Planalto Sul, a previsão é de chuva intensa.

Antes da mudança no clima, o Oeste de Santa Catarina enfrentou um forte calor na sexta-feira, com temperaturas altas em diversas cidades da região. O aquecimento foi causado pelos ventos do norte, que trouxeram ar quente do interior do país, juntamente com a chegada da frente fria. A umidade elevada na região do Rio Uruguai contribuiu para a sensação de abafamento. Cidades como Itapiranga, Caibi, Piratuba e Maravilha registraram altas temperaturas.

A população deve seguir as recomendações de segurança da Defesa Civil durante os temporais, procurando abrigo, evitando áreas externas com risco de descargas elétricas e quedas de materiais. É importante não se aproximar de árvores, placas, muros ou postes em caso de ventos fortes, além de nunca atravessar áreas alagadas. Fique atento às atualizações sobre a previsão do tempo e siga as orientações dos órgãos competentes para garantir a segurança e bem-estar de todos.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp