Alerta de Tempestade: Inmet emite aviso de perigo no Rio Grande do Sul com previsão de chuvas fortes e granizo

alerta-de-tempestade3A-inmet-emite-aviso-de-perigo-no-rio-grande-do-sul-com-previsao-de-chuvas-fortes-e-granizo

Após um calor intenso que chegou a atingir temperaturas de até 38ºC, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso laranja de perigo para todo o Rio Grande do Sul, prevendo tempestades para esta sexta-feira. A previsão indica chuvas de até 100 mm, ventos atingindo velocidades de 100 km/h e queda de granizo em todas as regiões gaúchas. A instabilidade climática deve persistir durante o fim de semana, com temperaturas mais amenas.

A tarde de quinta-feira foi a mais quente do ano em Porto Alegre, com a capital gaúcha batendo o recorde de calor pelo segundo dia consecutivo. O Inmet registrou 37,1°C às 16 horas. Em Campo Bom, na Região Metropolitana, a temperatura chegou a 38,1°C. Devido à chegada de uma frente fria ao estado, o Inmet emitiu o alerta de tempestades, que se iniciou à meia-noite de sexta-feira e permanecerá vigente até o final do dia.

O aviso do Inmet destaca o potencial para chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e possibilidade de granizo. Entre os riscos alertados estão cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Autoridades recomendam que a população tome precauções e evite se abrigar debaixo de árvores ou estacionar próximo a estruturas que possam ser afetadas pelos ventos fortes.

A Climatempo Meteorologia reforça o alerta para a sexta-feira, indicando a possibilidade de temporais isolados, com chuvas de moderadas a altas volumes, raios e granizo em diversas regiões do estado. No sábado, a frente fria se desloca, porém instabilidades ainda podem causar chuvas isoladas e de baixa intensidade. No domingo, o cenário tende a se manter, com muitas nuvens e a possibilidade de temporais pontuais e rápidos, mas as temperaturas devem estar mais amenas em todo o Rio Grande do Sul.

A população é aconselhada a acionar a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros em casos de danos causados pela tempestade. A previsão é que a situação melhore progressivamente durante o fim de semana, com as instabilidades diminuindo e as temperaturas se mantendo amenas. Ainda assim, é importante estar atento e seguir as orientações das autoridades para mitigar os impactos causados pelas condições climáticas adversas.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp