Alerta de Tempestade no Paraná: Chuvas intensas e ventos de até 100 km/h; saiba as regiões atingidas. Medidas de segurança!

Dois primeiros dias do ano no Paraná estão sob alerta de tempestade, segundo o Inmet; veja regiões que podem ser atingidas

Instituto prevê até 100 milímetros de chuva por dia, com ventos que podem chegar à 100 km/h. Também há a possibilidade de chuva de granizo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de perigo de tempestade para todo o Paraná nesta quarta (1º) e quinta-feira (2). Veja mais abaixo.

O primeiro alerta, que inicia às 12h desta quarta e deve durar até às 12h de quinta, abrange todas as regiões e indica chuva de até 50 milímetros por dia e ventos de até 60 km/h.

O segundo alerta indica perigo de tempestades para as regiões norte pioneiro, metropolitana de Curitiba, norte central, sudeste, sudoeste, centro oriental e centro sul.

Conforme o Inmet, há previsão até 100 milímetros de chuva, com ventos que podem chegar à 100 km/h. Também há a possibilidade de chuva de granizo.

O instituto também avisa sobre o risco potencial de registros de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

O instituto orienta que em caso de rajadas de vento, não é recomendado se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Outra orientação é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada também deve ser evitado e, se possível, desligar os aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Mais informações podem ser obtidas pela população com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, com o 193.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), na quinta-feira (2), regiões do estado enfrentarão sensação de abafamento devido ao transporte de calor e umidade vindos da região central do Brasil.

Ainda segundo o Simepar, as tempestades previstas devem começar pelo centro-oeste do estado, avançando gradativamente para as demais regiões ao longo do dia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp