Alerta de Tempestade no RS: Chuvas, Ventos e Granizo na Costa Doce e Região Metropolitana – Defesa Civil Adverte

alerta-de-tempestade-no-rs3A-chuvas2C-ventos-e-granizo-na-costa-doce-e-regiao-metropolitana-defesa-civil-adverte

Após uma semana de calor acima da média, o Rio Grande do Sul tem avisos de tempestade com chuvas fortes, ventos e granizo. Especificamente para a Costa Doce e Região Metropolitana, a Defesa Civil do estado emitiu um aviso de condição de alerta com risco alto de alagamentos e destelhamento.

A Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram avisos de tempestade para o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (29). O comunicado surge após um início de semana com calor extremo. Na terça-feira, São Luiz Gonzaga foi a cidade mais quente do Brasil, com 39ºC.

Há possibilidade de chuva forte, ventos de até 100 km/h e queda de granizo em diversas regiões, com um alerta de risco alto para alagamentos e destelhamentos na região da Costa Doce e Região Metropolitana de Porto Alegre.

O aviso de “perigo” do Inmet, válido até o final da tarde, abrange o Noroeste, Centro Ocidental, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste, Nordeste, Centro Oriental e Sudoeste do estado. A previsão para essas áreas inclui chuva entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo.

É importante que a população evite áreas de risco. Um segundo aviso do Inmet, de “perigo potencial”, está em vigor para as regiões Noroeste, Centro Ocidental, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste e Nordeste, com previsão de chuvas de até 50 mm/dia e ventos entre 40 e 60 km/h, com baixo risco de maiores estragos.

De acordo com a Defesa Civil do estado, sete municípios já reportaram estragos por temporais desde a terça-feira (27), incluindo Alecrim, Boqueirão do Leão, Flores da Cunha, Guarani das Missões, Herval, Ibirubá e Lajeado.

Segundo a Climatempo Meteorologia, a instabilidade é causada por uma área de baixa pressão e pelo aumento do transporte de umidade. A previsão para esta quinta indica períodos de sol seguidos por pancadas de chuva e temporais isolados a partir da tarde, especialmente em diversas regiões do estado.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp