G1 tem um conteúdo com alerta de tempestade para várias regiões do Paraná, confira.
O Sistema de baixa pressão está provocando instabilidade no Paraná, o que fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitisse alertas de tempestades para diversas áreas do estado. O alerta é válido até às 23h59 de quarta-feira (24) e prevê riscos como granizo, chuvas intensas de até 100 milímetros por dia e ventos alcançando velocidades de até 100 km/h.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a instabilidade climática está relacionada a um sistema de baixa pressão localizado entre o Paraguai e a Argentina. Essa condição facilita a formação de nuvens e chuva, já que o ar se torna mais “leve” e sobe, ganhando umidade.
A expectativa é que a área de baixa pressão se junte ao ar quente e úmido proveniente da Amazônia e a uma frente fria que está se aproximando do litoral, a partir da quinta-feira (25). O Simepar destaca que, a partir desta terça-feira, há maior probabilidade de tempestades localizadas e chuvas intensas em regiões como Noroeste, Oeste, Sudoeste e Sul do Paraná.
O alerta do G1 abrange diversas regiões do Paraná, como Noroeste, Sudoeste, Oeste, Sudeste, Centro-Sul e Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O risco de chuvas pode chegar a 50 mm/dia, com ventos de até 60 km/h e possibilidade de granizo. Além disso, há recomendações do Inmet para que a população evite se abrigar sob árvores em caso de tempestade, assim como estacionar próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
O alerta laranja é ainda mais severo e está concentrado em áreas do Centro-Sul, Sudoeste, Sudeste e RMC. A previsão é de chuvas que variam entre 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e risco de granizo. O Inmet também chama a atenção para o potencial de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Problemas relacionados ao fornecimento de energia devem ser reportados à Copel pelo número 0800 51 00 116. Os paranaenses também podem se cadastrar para receber alertas de mau tempo da Defesa Civil, enviando um SMS com o CEP de sua região para o número 40199. Fique atento às recomendações e cuidados durante este período de instabilidade no Paraná.




