Alerta de tempestades com ventos de até 100 km/h em 322 cidades do Paraná neste fim de semana: novembro chega com clima instável e chuvas intensas.

alerta-de-tempestades-com-ventos-de-ate-100-km2Fh-em-322-cidades-do-parana-neste-fim-de-semana3A-novembro-chega-com-clima-instavel-e-chuvas-intensas

No Paraná, há um alerta sobre tempestades com ventos de até 100 km/h em 322 cidades, com previsão para este sábado (1) e domingo (2). Além dos fortes ventos, o alerta também destaca a possibilidade de queda de granizo em algumas regiões. Novembro começa com um cenário de temporais e clima instável por todo o Paraná, marcando a transição para um período de chuvas intensas e oscilação nas temperaturas.

Os alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) abrangem tanto o Paraná central quanto o oeste do estado. O aviso mais intenso prevê ventos de até 100 km/h e chuvas intensas, com volume de precipitação alcançando até 60 mm por hora ou 100 mm por dia em cidades específicas. A lista completa das localidades afetadas está disponível no comunicado.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o início de novembro traz um cenário chuvoso para o estado, influenciado por sistemas meteorológicos que já atuam no Paraná há semanas. A previsão é de temperaturas mais baixas, períodos de frio e chuvas prolongadas durante este mês, com uma tendência de estabilização apenas na segunda metade.

À medida que novembro avança, a expectativa é de uma diminuição nas precipitações e um retorno do sol, com períodos mais secos e elevação nas temperaturas. O meteorologista Reinaldo Kneib destaca essa oscilação climática ao longo do mês, com a mudança gradual para um cenário mais quente e estável em diversas regiões do Paraná.

O Simepar destaca que, especificamente para este primeiro fim de semana de novembro, são esperadas chuvas rápidas e localizadas na região leste do Paraná no sábado (1). Já nas regiões oeste, sudoeste, noroeste e norte, as tempestades locais podem ocorrer a qualquer momento do dia, trazendo chuvas frequentes e áreas de instabilidade provenientes do Paraguai.

Para o domingo (2), a previsão é de chuva abrangente e persistente em todo o estado, com os volumes mais elevados concentrados nas regiões oeste, noroeste, norte, centro e Campos Gerais. Os temporais serão acompanhados por raios e a possibilidade de granizo localizado em algumas áreas até a noite.

Por fim, o Inmet emitiu um alerta de tempestade mais severa para diversas cidades do Paraná, com condições climáticas extremas previstas. A lista inclui uma ampla gama de municípios que devem se preparar para os impactos das tempestades, reforçando a importância da prevenção e monitoramento diante do cenário adverso.

MAIS LIDAS
Seleção do Uruguai convoca 28 atletas para amistosos contra Inglaterra
Carreta tomba na Avenida Primeiro de Agosto em Piracicaba (SP)
Isa Bosco produziu material sobre o acidente com césio-137 após
Polícia Federal prende mulher suspeita de furtar material biológico na
Incêndio de grandes proporções atinge oficina mecânica em Pelotas, RS,

A menos de uma semana do lançamento oficial da chapa