Press "Enter" to skip to content

Alerta de tempestades: confira a previsão do tempo para a primeira semana de 2023

Última atualização 01/01/2023 | 18:27

A semana deve ser marcada por tempestades em Goiás. A previsão é do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). Várias regiões do estado têm risco potencial de fortes chuvas devido à combinação de calor e umidade.

A temperatura no estado deve variar entre 19° a 30° devido ao avanço de uma frente fria que vem atuando pelo Brasil e vai favorecer o aumento de nebulosidade no estado.  O cenário meteorológico gera áreas de instabilidade em nível nacional.  A expectativa é de chuvas volumosas acompanhadas de rajadas de vento e raios.

Em Goiânia, a máxima pode chegar aos 30ºC e a umidade relativa do ar pode variar entre 55% a 95% ao longo da primeira semana de 2023 . Há risco potencial para formação de tempestades na parte centro-norte do estado. Nesta segunda-feira, 02, as pancadas de chuvas devem ser isoladas.

Municípios como Porangatu, Rio Verde, Luziânia, Anápolis e Jataí podem ter variação de nebulosidade, sol e pancadas de chuvas isoladas. De acordo com o Cimehgo, a partir do dia 02 de janeiro, a expectativa é de chuvas mais fortes e intensas. A recomendação é procurar locais seguros e fechados para se proteger de eventuais acidentes.

 

Confira as temperaturas em algumas cidades goianas:

Mapa de precipitação e temperatura (Foto: Divulgação/ CIMEHGO)[/
Mapa de precipitação e temperatura (Foto: Divulgação/ CIMEHGO)

Orientação

Em casos de alagamentos e tempestades, a orientação é permanecer dentro do veículo, se estiver nele, e fechar os vidros, mas se estiver em casa e não houver risco, o pedido é para que as pessoas não saiam da residência. Ficar abaixo de árvores e postes não é recomendado, assim como ficar próximo a fiação elétrica, usar objetos metálicos e utilizar equipamentos eletrônicos.

Deve-se tomar cuidado com buracos, bueiros, evitar contato ao máximo com a água desses espaços. Além disso, é importante tomar cuidado com crianças e idosos para evitar quedas em terrenos escorregadios ou atingidos por descarga elétrica.

O socorro pode ser feito pelo Corpo de Bombeiros através do telefone 193, pela Polícia Militar, no 190, para informar sobre vítimas ou solicitar apoio, ou pela Defesa Civil.