Alerta de Tempestades em Santa Catarina: Ventos de até 100 km/h em 83 Cidades no Dia de Finados

alerta-de-tempestades-em-santa-catarina3A-ventos-de-ate-100-km2Fh-em-83-cidades-no-dia-de-finados

Dia de Finados em Santa Catarina tem alerta de tempestades com ventos de até 100 km/h em 83 cidades; confira abaixo a lista completa das municipalidades sujeitas a esse alerta.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alertas amarelo e laranja até segunda-feira (3) para o estado. Esse cenário de instabilidade é causado por uma baixa pressão atmosférica que afeta a região.

Devido aos alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a população catarinense deve se preparar para uma sequência de dias chuvosos e com possibilidade de temporais. Os avisos são válidos para o fim de semana, incluindo o Dia de Finados.

O primeiro alerta, classificado como laranja (perigo), abrange 83 municípios do Oeste catarinense, especialmente nas áreas próximas ao Paraná. Entre os riscos associados a esse alerta estão chuvas intensas de até 60 mm por hora ou 100 mm por dia, além de ventos com velocidade de até 100 km/h, podendo causar alagamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica.

Além disso, um segundo alerta, de nível amarelo (perigo potencial), atinge todo o estado de Santa Catarina. A previsão inclui chuvas de até 30 mm por hora ou 50 mm por dia, acompanhadas de ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.

Para o Dia de Finados, Florianópolis terá chuvas moderadas e temperaturas variando entre 24°C e 18°C. Já na segunda-feira (3), a previsão indica tempo instável, com chuvas isoladas e temperaturas entre 26°C e 19°C.

Por outro lado, em Chapecó, no Oeste do estado, o domingo (2) terá tempo nublado, com possíveis chuvas à tarde e temperaturas entre 24°C e 18°C. Na segunda-feira (3), o cenário continuará instável, com chuvas leves e mínima de 18°C, podendo atingir até 25°C de máxima.

A Defesa Civil emitiu alerta para temporais isolados em todas as regiões catarinenses, causados pela instabilidade atmosférica decorrente da baixa pressão. Esses temporais podem ser intensos, com ocorrência de raios, rajadas de vento e granizo.

Portanto, é essencial que a população esteja atenta aos avisos e recomendações das autoridades locais, visando minimizar os impactos adversos desse período de instabilidade climática em Santa Catarina. A segurança e o bem-estar de todos devem ser prioridades nesse momento desafiador.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp