O estado do Paraná inicia a semana com um alerta de tempestades, após um fim de semana marcado pelo registro de um tornado. Destelhamentos, queda de árvores e muros foram alguns dos estragos causados pelo tornado em São José dos Pinhais. O Paraná permanece com o tempo instável e sujeito a temporais localizados, segundo informações do boletim meteorológico conjunto da Defesa Civil e do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Nesta segunda-feira (12), o meteorologista Diulio Patrick prevê que as tempestades serão registradas ao longo da tarde e da noite. O risco é mais alto em áreas sob o alerta laranja, com potencial para enxurradas, chuvas fortes em curtos períodos, destelhamentos, queda de galhos e danos na rede elétrica de maneira pontual. Nas áreas em amarelo, o risco é moderado, podendo ocorrer temporais isolados com rajadas de vento, granizo, chuva intensa, alagamentos e enxurradas. Já nas áreas em verde, as condições apontam para pancadas de chuva, temporais isolados e alagamentos pontuais com baixo potencial de danos.
Um ciclone extratropical se formou entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, aumentando a instabilidade no Paraná. Embora não tenha passado pelo estado, contribuiu para as chuvas e ventos fortes. A Climatempo explica que ciclones extratropicais fortes podem gerar rajadas de vento acima de 100 km/h, como comprovado durante a passagem do tornado por São José dos Pinhais. O sistema se afastou do Brasil e reduziu sua influência sobre o Sul do país.
A previsão do tempo atualizada pelo Simepar para os próximos dias indica condições de abafamento com chuvas predominantes a partir da tarde. O calor e a umidade colaboram para temporais isolados, enquanto as temperaturas devem ultrapassar os 30ºC pontualmente. A população deve ficar atenta e seguir as recomendações da Defesa Civil para evitar maiores danos. Acompanhe as atualizações do tempo e esteja preparado para enfrentar possíveis adversidades climáticas nesta semana. Em caso de emergência, entre em contato com os órgãos responsáveis para obter auxílio.




