Alerta de tempestades no Paraná: Inmet emite aviso para 106 cidades com risco de granizo e ventos fortes. Confira as precauções necessárias.

alerta-de-tempestades-no-parana3A-inmet-emite-aviso-para-106-cidades-com-risco-de-granizo-e-ventos-fortes.-confira-as-precaucoes-necessarias

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta sobre o perigo de tempestades em 106 cidades do Paraná, com a possibilidade de ocorrência de granizo e ventos que podem variar de 60 km/h a 100 km/h. Dentre as regiões atingidas estão Guarapuava, Foz do Iguaçu e parte de Curitiba e região metropolitana. A lista completa de cidades pode ser conferida mais abaixo.

De acordo com os meteorologistas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a previsão de mudanças no clima se dá em decorrência do avanço de uma frente fria pelo estado paranaense. Neste sábado, a expectativa é de sol e calor em todas as regiões, com temperaturas chegando perto dos 36ºC, principalmente no oeste e noroeste do estado. A previsão indica pancadas de chuva isoladas no extremo sul, devido ao aumento da temperatura.

Para o domingo, a frente fria promete trazer condições favoráveis para a ocorrência de tempestades, incluindo raios, chuvas intensas e ventos fortes, com a possibilidade, também, de granizo. A previsão é que as precipitações sejam mais expressivas inicialmente no oeste, sudoeste e centro-sul, desenvolvendo-se ao longo do dia para as demais regiões do estado.

Com a chegada da primavera na segunda-feira, a instabilidade deve se dissipar somente na terça-feira, com uma diminuição nas temperaturas. O clima ameno deve permanecer até, pelo menos, a manhã de quinta-feira.

Seguindo as orientações do Inmet, em caso de rajadas de vento e tempestade, é recomendado não se abrigar debaixo de árvores, desligar aparelhos elétricos e buscar informações junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros. A lista de municípios do Paraná incluídos no alerta de tempestade pode ser conferida acima, incluindo cidades como Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, entre outras.

Portanto, é fundamental ficar atento às previsões meteorológicas e tomar as devidas precauções, a fim de garantir a segurança e bem-estar durante a passagem das tempestades. Mantenha-se informado sobre as condições climáticas e esteja preparado para agir de acordo com as recomendações das autoridades competentes.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp